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Turnover: porque acontece e como reduzi-lo?

Turnover: porque acontece e como reduzi-lo?

A rotatividade de pessoal, conhecida como turnover, diz respeito à frequência de entrada e saída dos colaboradores do quadro da empresa. Em um cenário cada vez mais competitivo, as organizações precisam estar atentas a esse índice e seu impacto nos negócios.

O engajamento de colaboradores se tornou uma tarefa fundamental que vai além do setor de Recursos Humanos, para toda a organização. Saber reduzir o turnover de funcionários em uma empresa é uma ferramenta poderosa de gestão, pois os colaboradores são a peça-chave de qualquer negócio. A rotatividade de pessoas pode até ser comum, mas, quando ocorre de forma excessiva, pode não ser saudável.

Com políticas bem alinhadas, visão de mercado e um RH eficiente, é possível diminuir o índice de turnover nas empresas e, por consequência, minimizar os custos elevados da perda de capital humano. Afinal, entre a demissão e a nova contratação, além dos custos operacionais, se perde também o tempo investido em treinamentos, onboarding e, muitas vezes, conhecimento agregado sobre o cotidiano da empresa, o que afeta diretamente a produtividade dos times. 

Para ajudar você a entender mais sobre o turnover e como reduzi-lo na sua empresa, preparamos este artigo. 

 

Mas afinal, o que é turnover?

O termo turnover, em tradução literal da língua inglesa, significa rotatividade ou virada. Em uma empresa, pode ser aplicado a contextos distintos, sendo mais comum na área de RH, onde se refere ao índice que mede o fluxo de entradas e saídas no quadro de colaboradores. Com a atração e retenção de talentos sendo um dos maiores desafios do mundo do trabalho, a rotatividade passou a ser um ponto de atenção para todas as organizações.

Podemos também encarar o turnover como um índice de saúde organizacional, já que impacta diretamente nos lucros do negócio, e também por ser um indicador diretamente  relacionado a diversos fatores-chave para a organização,  que vão desde a cultura organizacional a defasagem de equipamentos, dentre diversas outras possibilidades. 

Turnover Positivo x Negativo 

Para entendermos melhor sobre os impactos do turnover, devemos nos atentar que a rotatividade pode ser positiva ou negativa para o negócio da empresa.  

Por exemplo, quando um funcionário desmotivado e improdutivo se demite, há uma melhora natural no clima organizacional, além de abrir a oportunidade para que novos talentos integrem o time, com um perfil que seja mais adequado e alinhado à cultura da empresa. Porém, ter uma alta rotatividade de funcionários constante pode ser negativo tanto para imagem quanto para a saúde financeira do negócio, não apenas pelos custos da substituição da posição, mas pela dificuldade de se desenvolver um time engajado e de boa performance, e também em desenvolver e fomentar uma cultura forte dentro da organização.

Portanto, para entender qual está sendo o impacto do turnover na organização, é preciso analisar além dos números, mas também quais os fatores que estão em torno desse índice e se a troca de funcionários está ocorrendo de forma saudável ou prejudicial. 

Entendendo os tipos de turnover

Entender a forma como o turnover ocorre é um bom ponto de partida para avaliar se ele é positivo ou negativo e também quais ações podem ser tomadas para reduzir esse índice.

Conheça os diferentes tipos de turnover e quais as diferenças entre eles:

1 – Turnover funcional – acontece quando um funcionário de baixo desempenho se demite. Apesar de sempre causar um impacto perde um membro da equipe, esse é o tipo de desligamento benéfico para a empresa, pois assim a empresa não precisa pagar tributos trabalhistas, e ainda, pode alocar outra pessoa de melhor performance no lugar, e ganhar produtividade e eficiência.

2 – Turnover disfuncional – é um desligamento de forte impacto em uma empresa, pois se trata do pedido de demissão vindo de um colaborador valioso para a empresa, logo, pode significar que a sua empresa não conseguiu reter um talento promissor ou estratégico. Além disso, essa demissão voluntária pode desestabilizar todo um departamento. É o tipo ao qual mais se deve estar atento para monitorar e entender as razões do desligamento. 

3 – Turnover involuntário – é quando a demissão ocorre por uma decisão da empresa e não do colaborador. É também um tipo de turnover que merece atenção, pois pode ser saudável (quando é fruto de uma mudança cultural, por exemplo), ou ser sinal de algum problema, como processo de recrutamento ineficaz, dentre outras possibilidades.

 

O que fazer para diminuir o turnover?

Para lidar com esta situação e diminuir a rotatividade, geralmente são necessárias mudanças na cultura da empresa e nos processos de RH, ou seja, desenvolver estratégias eficazes que busquem estreitar o relacionamento dos funcionários com a empresa e manter o engajamento e a motivação diariamente. 

Uma alta taxa de rotatividade pode indicar que seus funcionários estão insatisfeitos e existem diversos fatores que podem levá-los a essa conclusão, como:

  • Carga excessiva de trabalho.
  • Remuneração baixa, incompatível ou desatualizada.
  • Falta de reconhecimento da empresa ou do gestor.
  • Falta de oportunidade de desenvolvimento de carreira.
  • Ausência ou falhas na cultura organizacional.
  • Problemas no clima organizacional (discussões, falhas de comunicação, abusos, etc).

Caso você já tenha identificado algumas destas causas, significa que está na hora de agir contra esses fatores para manter o turnover da empresa saudável. Para ajudar nesta tarefa, separamos aqui algumas dicas para reduzir a rotatividade de colaboradores. 

 

Dicas para reduzir o turnover

Aqui vão algumas dicas para diminuir a rotatividade e aumentar a produtividade na sua empresa:

Contrate talentos alinhados com a empresa – a contratação de um profissional deve levar em conta a adequação do candidato com a cultura da organização, seus valores, suas práticas e seus objetivos.

Tenha um plano de carreiras –  a sensação de estagnação dentro de um emprego pode ser motivo para que o funcionário busque outra empresa, na qual possa progredir de forma mais constante, pois, a maioria das pessoas tem o desejo de aumentar suas habilidades e reconhecimentos para subir na carreira.

Invista em treinamento dos seus funcionários – quando a empresa oferece ferramentas para que o profissional se desenvolva, o seu trabalho tende a melhorar, o que acarreta em um melhor desempenho e maior sentimento de pertencimento e valorização.

Dê feedbacks – incentive a cultura de feedback. É essencial que os líderes levem feedbacks aos colaboradores para que eles possam desenvolver, e traçar planos que contribuam para entregas mais efetivas.

Para que as equipes não desviem do objetivo planejado pela empresa, a importância do feedback é fundamental para um acompanhamento mais contínuo das atividades e do levantamento das percepções, para obter um desenvolvimento maior de competências e habilidades.

Faça avaliações de desempenho – é um tipo de ferramenta disponível para que os profissionais de RH façam avaliações tanto individuais ou em equipe, com intuito de mensurar resultados, produtividade, expectativas e outros fatores importantes para o sucesso de uma organização.

Avalie o clima organizacional – um dos maiores indicadores de uma empresa é o clima organizacional. Quando o ambiente de trabalho é saudável, os funcionários têm de se unir, se tornando verdadeiros parceiros de trabalho e, com os gestores, uma relação de respeito mútuo e confiança. Isso reflete diretamente no desempenho da equipe e, consequentemente, na produtividade das organizações. 

É importante ressaltar que para lidar com o turnover, assim como outros problemas de gestão de pessoas, é preciso não apenas agir mas agir estrategicamente. Mudanças de cultura e novos processos não funcionam da noite para o dia, e só são bem sucedidos quando alinhados a um planejamento estratégico eficiente.

 

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