RH Digital: como otimizar a gestão do capital humano
O RH digital transformou a forma como os colaboradores trabalham e interagem com a empresa. Ele promove a criação de novas estratégias de gestão do capital humano e obriga as empresas a se adaptar a esta dinâmica para potencializar o crescimento.
Essa abordagem trata da inserção de tecnologia em tarefas operacionais na rotina do departamento pessoal. Ou seja, o RH digital também representa uma mudança de comportamento e mentalidade dentro das empresas.
O mundo dos negócios se modifica em um ritmo acelerado e a transformação digital no RH diversifica a composição da força de trabalho, tornando a tecnologia essencial para desenvolver e otimizar processos de forma ágil e eficiente.
Essa revolução, também chamada de RH 4.0, nasceu com o intuito de deixar a operação mais simples e, ao mesmo tempo, permitir que as empresas elevem os resultados de negócios. Continue acompanhando este texto para entender as vantagens do RH digital e como implementá-lo.
Como funciona o RH 4.0
Atrair novos talentos e manter colaboradores satisfeitos e felizes é uma tarefa complexa. Na era da Transformação Digital, a gestão de pessoas é composta por diversas variáveis. Nesse sentido, o RH 4.0 significa a aplicação de soluções tecnológicas que tornam o gerenciamento de capital humano mais simples e eficiente.
Na última década, a oferta de ferramentas e canais digitais para a área de RH cresceu bastante. Porém, ainda há muitos departamentos de gestão de pessoas em que o uso de papel e outros meios menos eficazes, como planilhas de Excel, são predominantes.
O uso de ferramentas digitais no RH ajuda a transformar o departamento em um parceiro estratégico que promove mudanças positivas na empresa, com suporte da tecnologia.
Além disso, otimizar processos em determinadas áreas contribuem para que os profissionais de RH possam focar na criação e atividades de valor agregado, a fim de tornar a empresa mais competitiva e lucrativa.
Vantagens do RH digital
De modo geral, toda organização pode elevar os resultados com o RH digital e os profissionais deste departamento encontram muitos benefícios para realizar suas atividades. Confira os principais:
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Maior credibilidade
Processos que envolvem o uso de ferramentas digitais têm maior credibilidade para os colaboradores. Principalmente tratando-se de medir o desempenho dos membros da equipe.
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Tomada de decisão
A agilidade e o imediatismo das ferramentas digitais facilitam a tomada de decisões, pois fornecem informações que permitem identificar as áreas da empresa que requerem mais atenção.
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Processos estratégicos
A tecnologia reduz o tempo para realizar tarefas complexas, o que permite à área de RH focar no desenho de intervenções estratégicas, a fim de potencializar os resultados.
Além desses benefícios, as ferramentas do RH 4.0 ajudam os gestores a administrar e gerenciar diversas atividades, como:
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Produtividade
Aumentar a produtividade dos colaboradores com um sistema de gerenciamento de metas e indicadores (KPIs) alinhado à estratégia de negócios.
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Reconhecimento
Promover políticas de reconhecimento entre os colaboradores, a fim de estimular o comprometimento da equipe.
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Ambiente de trabalho
Saber o nível de satisfação dos funcionários com as condições de trabalho.
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Competências
Verificar no menor tempo possível se seus colaboradores possuem ou não as habilidades e conhecimentos necessários para os desafios do cargo e do negócio.
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Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)
Ajudar os funcionários a preencherem lacunas de desempenho com um PDI que atenda às suas necessidades.
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Plano de sucessão
Antecipar mudanças no organograma e garantir cobertura dos principais cargos da organização.
Como implementar o RH digital
De acordo com uma pesquisa da Forbes, realizada com gerentes de vários departamentos, 75% dos entrevistados acreditam que suas empresas demoram mais do que deveriam para adotar ferramentas digitais.
De fato, realizar mudanças na gestão da empresa é um processo que pode gerar dúvidas e insegurança. Entretanto, elas ajudam a diminuir significativamente a burocracia e tornar os processos mais seguros, pois reduzem os erros.
Neste cenário, o primeiro passo para implementar o RH 4.0 é criar um roadmap com objetivos claros, para que a transição ao digital não tenha um impacto negativo na força de trabalho.
O ponto mais importante é que as ferramentas integradas sejam operantes, tanto para a empresa quanto para os colaboradores. Por meio deste mapeamento, a organização terá as informações necessárias para desenhar um roteiro eficaz e coerente com as suas necessidades.
Confira abaixo os fatores-chave que devem ser analisados antes de iniciar o processo. Eles ajudam a identificar os desafios e demandas que a empresa enfrentará no processo de transição digital.
• O que precisa ser desenvolvido para enfrentar os desafios da transformação digital.
• Como ajudar os funcionários a se adaptar às mudanças no ambiente de negócios.
• Qual conjunto de habilidades e conhecimentos os funcionários precisam para utilizar as ferramentas digitais.
• Utilizar métodos inovadores e eficazes para atrair novos talentos humanos.
• Como a empresa e o RH poderiam alcançar melhores resultados com o uso de ferramentas digitais.
As empresas não podem ficar à parte das mudanças produzidas pela tecnologia no campo dos negócios. Seja em qualquer segmento ou porte, organizações que buscam se manter vivas precisam acompanhar a transformação digital.
Os gestores não devem enxergar a tecnologia somente como um elemento disruptivo, mas uma aliada que os ajuda a atingir metas, fortalecer o desempenho das equipes e gerenciar os projetos de forma ordenada, para lhes garantir longevidade.
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Perfeita para o RH 4.0, a ferramenta foi desenvolvida para garantir mais produtividade e eficiência nos processos internos, a fim de empoderar equipes e gerar melhores resultados.
Além disso, ela é essencial para aprimorar a operação empresarial, pois auxilia na cadeia produtiva das empresas de diversos setores, com navegação intuitiva e gestão em uma única interface.
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