Retenção de Talentos: como evitar a saída de bons profissionais
Compreenda como o investir na retenção de talentos pode contribuir de forma muito positiva para que a sua empresa supere os prejuízos do turnover e seja ainda mais competitiva diante da concorrência.
Um dos maiores problemas enfrentados pelas empresas, comuns à maioria dos setores de Recursos Humanos(RH), é a rotatividade de colaboradores. Por outro lado, uma das maneiras mais efetivas de combatê-la é por meio da retenção de talentos, que também já não é novidade.
No entanto, ainda existe o desafio de compreender essa solução, e mais do que isso: colocá-la em prática, a fim de aproveitar os seus diversos benefícios, como aumento da produtividade, qualidade do ambiente de trabalho, redução de custos do processo de recrutamento e seleção e treinamentos.
Se você também busca encontrar mais respostas para essa questão envolvendo a gestão de pessoas, poderá encontrá-las nesta leitura. Pois bem, compreenda mais sobre estratégia de retenção de talentos agora mesmo!
Contextualização: o que é a retenção de talentos e qual a sua importância
Damos o nome de retenção de talentos ao conjunto de estratégias e práticas que tem como objetivo fazer com que bons colaboradores permaneçam dentro de uma empresa pelo maior período possível.
Embora tudo pareça bastante simples na teoria, na prática nem sempre é dessa maneira. Isso porque muitas organizações não tomam as medidas necessárias e não investem o suficiente nesse sentido, por não compreender quão positiva ela pode ser a médio e longo prazo.
Essas práticas, que começam já no recrutamento e seleção do profissional e o acompanham por toda sua jornada na empresa, visam valorizar o maior responsável pelo crescimento de qualquer companhia: o capital humano.
E cabe especialmente a uma gestão eficiente de RH, junto às lideranças, fazer com que o profissional sinta-se motivado e pertencente àquela empresa, desejando dar continuidade à experiência e formar um ambiente de trabalho engajado e comprometido.
Há, inclusive, um estudo científico que comprova: profissionais felizes com seu trabalho são 12% mais produtivos do que os demais.
Dessa maneira, fica claro o quanto investir na retenção de talentos pode melhorar o clima organizacional, resultando em um melhor o andamento dos processos e das entregas. É um conjunto de benefícios perfeito para o sucesso de uma empresa.
O que é o turnover e o porque ele acontece
Turnover é o nome da taxa de rotatividade de colaboradores dentro de uma empresa, utilizada para medir a quantidade de funcionários que deixam a organização, em um determinado período de tempo.
O termo, que em inglês significa “virada” ou “renovação”, trata da rotatividade – que até certo ponto é saudável e bastante comum dentro do mundo corporativo.
No entanto, quando essas taxas se encontram altas demais, é um forte indicativo de que existem problemas organizacionais, que podem variar da má administração, infraestrutura inadequada, remuneração abaixo da média até eventuais conflitos internos e baixa motivação. Inclusive, uma pesquisa aponta que o índice aumentou 82% no mercado nacional, valor bem alto frente a média mundial, que foi de 38%.
Da mesma forma, é comum que profissionais do segmento de RH entrem em consenso quanto ao fato de que índices muito baixos de turnover também não são muito indicados.
Vale ainda dizer que existem dois tipos diferentes de turnover:
- turnover voluntário, que ocorre quando a iniciativa da demissão parte do colaborador;
- turnover involuntário, quando ocorre o contrário. A empresa é quem demite o empregado.
As principais consequências do turnover
Toda empresa precisa ficar atenta a eventuais aumentos nas taxas de turnover – especialmente aquele que ocorre de forma voluntária, pois pode indicar que algo não vai muito bem.
Além disso, há uma série de consequências para as organizações que lidam com o crescimento desses índices, tais como:
- Seus impactos são diretamente sentidos na produtividade, na satisfação dos colaboradores e no lucro do estabelecimento;
- Investir na retenção de talentos é mais barato do que o processo de contratação;
- Os empregados que permanecem podem ficar sobrecarregados com as tarefas;
- Essas mudanças constantes geram um desequilíbrio no clima organizacional, o que pode gerar conflitos;
- Um turnover reduzido preserva a imagem da empresa e o capital financeiro e intelectual.
O que é possível fazer para melhorar a retenção de talentos?
Agora que já entendemos o quão importante a retenção de talentos é para uma empresa, vale aprofundar um pouco mais nas principais estratégias que podem ser utilizadas para concretizá-la.
Abaixo, separamos cinco estratégias para aumentar a retenção de talentos e diminuir o turnover, confira:
Contrate as pessoas certas
Contar com os colaboradores mais adequados faz toda a diferença. Pessoas que se encaixem nos requisitos técnicos desejados e que, além disso, pensem de maneira semelhante aos propósitos da empresa. Assim, fica mais fácil garantir que ambos caminhem na mesma direção.
Para tanto, vale investir em testes comportamentais e dedicar bastante atenção e cuidado ao processo de recrutamento e seleção como um todo. É fundamental que haja uma adequação ao fit cultural da organização.
Mantenha seus colaboradores motivados
Uma série de fatores diferentes pode motivar um grupo de colaboradores – o que varia de acordo com seu momento profissional, pessoal, de mercado etc. Cabe aos bons líderes identificar esses pontos e investir neles, para manter os funcionários da empresa devidamente interessados e engajados na “causa” de sua companhia.
Uma pesquisa recente, realizada em conjunto entre o Hay Group e a Universidade de Harvard, no Brasil, constatou que 63% dos líderes entrevistados não conseguem criar um clima organizacional motivador. Por outro lado, somente 12% do total conseguem contribuir com a devida motivação e incentivo.
Nunca deixe de investir em capacitação para seus colaboradores
Nem sempre a remuneração é considerada o maior fator de satisfação profissional, conforme comprova um estudo da Harvard Business Review, indicando que oportunidades de carreira na empresa influenciam a permanência de um colaborador.
Ofereça treinamentos, cursos, especializações e demais oportunidades para sua equipe. Esse processo pode ser fundamental no desenvolvimento de talentos, e até mesmo em sua descoberta, reforçando e construindo habilidades. Procure oferecer conteúdos multidisciplinares, pois um profissional pode se descobrir em um novo segmento de atuação, e render bem mais nesta nova ocupação, o que é positivo para todos os lados envolvidos.
Estabeleça um bom plano de carreira
Um plano de carreira devidamente construído é capaz de traçar todo caminho o de um colaborador dentro da empresa. E com essa trajetória clara, as possibilidades desse profissional se engajar são bem maiores.
Além disso, a falta de perspectivas profissionais faz com que bons talentos percam lentamente seu interesse, o que culmina com eles deixando a organização em busca de outras oportunidades.
É comum encontrar colaboradores que deem preferência a benefícios do dia a dia, flexibilidade e outros pontos em detrimento do salário recebido ao final do período.
Saiba reconhecer e recompensar os esforços do colaborador
Criar sistemas de bonificação, recompensas, entre outras ações, são fundamentais para que seus colaboradores sintam-se valorizados e devidamente reconhecidos.
Aliás, neste sentido, um estudo nos informa que 63% dos funcionários que sempre ou geralmente são reconhecidos disseram que é pouco provável que procurem emprego nos próximos três ou seis meses.
Por outro lado, só 11% dos que nunca ou raramente são reconhecidos concordaram com isso.
Como a Miranos pode ajudar você?
A Miranos é um conjunto de soluções que otimiza processos de gestão do capital humano, com ferramentas que auxiliam no dia a dia das organizações, incluindo diversas funcionalidades essenciais para o setor de RH moderno, com avaliações de desempenho, pesquisas, sistema de reconhecimento, feedbacks, tudo integrado a ferramentas de planejamento estratégico que permite aos gestores terem uma visão 360º de suas equipes, colaboradores e da organização. Somos especialistas em planejamento e podemos ajudar a sua empresa no processo de implementação de um RH mais ágil e estratégico.
Conheça os planos da Miranos, e encontre a melhor solução para estruturar o seu negócio contribuir com a retenção de talentos e evitar a saída de bons profissionais.
Para saber mais, acesse o endereço a seguir: https://miranos.com.br/