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4 maneiras de passar do planejamento estratégico para fazer o estratégico

4 maneiras de passar do planejamento estratégico para fazer o estratégico

Para muitos profissionais, o planejamento estratégico não é considerado significativo, pois carregam falhas, incertezas e falta de clareza. Mas, o que muitos deles ainda não identificaram é justamente a clareza que um planejamento precisa para dar certo.

Pensando nisso, preparamos um material para ajudar profissionais que queiram planejar com mais assertividade, ou seja, colocando em prática o que realmente desejam para seus negócios.

Acompanhe:

 

O que é o fazer estratégico

Muitos líderes não consideram o planejamento estratégico como uma atividade que valha a pena, pois, por diversas vezes, viram seus planos falharem no meio do caminho. 

Algumas organizações têm boas intenções ao elaborarem uma gestão de metas, mas a implementação acaba perdendo força no decorrer do ano. E, infelizmente, isso acontece muito nos ambientes corporativos.

Cerca de 60% a 90% dos planos estratégicos falham devido à má implementação. Mas, o que gera essa falha? A resposta é simples: falta de clareza e organização, que devem ser identificadas antes mesmo de se colocar ideias no papel.

E, ara ajudar nesta missão, elencamos abaixo algumas maneiras de melhorar a execução estratégica do seu planejamento estratégico. Confira:

 

1. “Concentre-se nos poucos, tenha foco”: as organizações (especialmente as startups) caem na armadilha de abordar temas excessivos em seus planos estratégicos. Embora seja tentador definir 15 metas a serem alcançadas no decorrer do ano, limitar o foco trará melhores resultados. De dois a quatro objetivos principais: isso é um número mais gerenciável e permitirá à sua organização o foco necessário para realizá-los. 

 

 2. Comunique-se, comunique-se, comunique-se: certifique-se de que você e seus líderes estejam conversando regularmente sobre a gestão estratégica e a visão da organização. Geralmente, os colaboradores não têm uma compreensão clara do que a empresa quer alcançar.

 

No entanto, para que os profissionais estejam totalmente engajados, eles precisam saber como seu trabalho está vinculado à estratégia da organização. Se você não estiver falando sobre a estratégia todos os dias, como seus colaboradores se sentirão conectados com a visão da empresa e como eles poderão ajudar?

 

3. Mantenha a pontuação: o que é medido é gerenciado, e o que é gerenciado é feito. Você tem clareza sobre o que deseja fazer? Encontrou indicadores-chaves para monitorar seu progresso? Você tem métricas significativas? Você tem campeões-chaves, “donos” que estarão focados em cada objetivo? Em síntese, identifique os campeões e as principais métricas, para que você possa manter a pontuação e responsabilizar a sua organização.

 

 4. Acompanhamento: uma razão pela qual os planos estratégicos ficam na “prateleira” é o fato de as equipes ficarem presas no dia a dia e tratarem o planejamento estratégico como um evento único. 

 

Para evitar isso, agende reuniões de acompanhamento mensais com a equipe de planejamento para definir as responsabilidades e a execução estratégica de cada um. Elas manterão você no caminho certo e permitirão que seus campeões e equipes de ação relatem o progresso e as métricas.

À medida em que o mercado/ambiente muda, você pode ajustar seu plano, ao invés de perseguir uma meta ou item de ação que não seja mais significativo para a organização. Um plano estratégico deve ser um documento vivo.

Se seu planejamento estratégico está na prateleira, talvez seja hora de tirar o pó e dar uma boa olhada nele. Veja se as metas ainda são valiosas e significativas para o futuro da organização ou se é hora de revisar seu plano atual e identificar quais as áreas que você precisa mudar de direção.

Apareceu um obstáculo, foi descarrilado, perdeu impulso ou apresentou outros problemas estratégicos ou de implementação, reserve um tempo para investigar o motivo pelo qual ele não está funcionando e identificar as maneiras de recarregar e renovar o plano.

Em última análise, os líderes que dedicam tempo para se concentrar em alguns itens estratégicos que são claros, comunicados, monitorados e revisados, ​​terão organizações mais produtivas, eficientes e bem-sucedidas.

 

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