12 dicas para melhorar o estilo de atuação dos colaboradores
O estilo de atuação profissional é uma forma de etiqueta nas empresas ligada principalmente à conduta respeitosa e cortês. Muitas organizações têm um código formal de conduta profissional em vigor, mas nem todas conseguem implementar a iniciativa.
O profissionalismo e o comportamento ético podem beneficiar a carreira dos trabalhadores e melhorar suas chances de sucesso na empresa. Estar consciente de como se deve tratar colegas de trabalho e clientes, além de estabelecer atitudes positivas dentro da organização, pode ajudar a melhorar a produtividade e eficácia.
Mais do que possuir as habilidades necessárias para realizar o trabalho com eficiência, é essencial ter uma compreensão do que constitui o comportamento profissional. Isso ajuda a desenvolver hábitos que contribuem para o sucesso na carreira.
Em linhas gerais, o comportamento profissional se resume à ética e dedicação. Veja alguns fatores essenciais para aprimorar o estilo pessoal de trabalho.
Dicas para aperfeiçoar o estilo de atuação profissional
1. Honestidade: o caminho ideal é nunca compartilhar informações confidenciais, privilegiadas ou de clientes, desnecessariamente ou com má intenção. Além disso, é importante ter um perfil que não tolere ou justifique a conduta desonesta de terceiros e relatar quaisquer conflitos de interesse imediatamente.
2. Respeito: manter uma atitude respeitosa com os outros, mesmo em momentos mais conturbados e estressantes. Os profissionais devem evitar ataques aos colegas e desrespeito com os líderes. Uma estratégia eficaz é usar linguagem apropriada (verbalmente e por escrito) e jamais ser ofensivo. Importante se desculpar por mal-entendidos e manter as opiniões de outras pessoas em sigilo.
3. Reuniões: ser pontual e se preparar para as reuniões é essencial em um perfil profissional. Outro fator relevante é contribuir para as discussões quando apropriado e não assumir o controle quando outra pessoa estiver falando. Neste ponto, o respeito aos oradores da reunião e as perguntas pertinentes são cruciais.
4. Comunicação: os trabalhadores devem comunicar claramente e usar uma linguagem que os outros possam entender facilmente seus pensamentos e ideias, sempre com cordialidade e boas maneiras ao interagir com outras pessoas. Faz parte da etiqueta profissional seguir as diretrizes da empresa e escutar os outros quando estiverem falando ou explicando, além de não se envolver em fofocas no escritório.
5. Gestão do tempo: este é um fator importante para aprimorar o estilo de atuação profissional. Em vez de se atrasar, é ideal que os trabalhadores cheguem alguns minutos mais cedo para se acomodar, tomar café e cumprimentar os colegas. Além disso, a boa gestão de tempo passa por cumprir os horários de intervalo e revisar a agenda no início do dia, a fim de evitar gargalos durante a jornada de trabalho.
6. Integridade: agir com ética e sempre fazer a coisa ‘certa’ é determinante para o perfil profissional de qualquer pessoa. Denunciar pessoas suspeitas no escritório, má conduta ou outras violações da política da empresa é crucial. O que também eleva o comportamento profissional é manter qualquer intolerância pessoal fora do local de trabalho.
7. Segurança: um dos fatores mais preocupantes para as empresas é a segurança tanto cibernética e digital quanto a do trabalho. Por isso, os colaboradores devem entender e seguir a política da organização e comunicar imediatamente qualquer atitude ou manutenção na empresa que coloque ela ou os funcionários em risco.
8. Metas corporativas: um trabalhador com perfil profissional apropriado entende a missão, metas e objetivos da empresa, além do papel que desempenha para alcançá-los. Esta é também uma maneira de valorizar o relacionamento, interação e o bem-estar de todos em prol da produtividade.
9.Traje: os trabalhadores devem seguir todos os padrões ou diretrizes do código de vestimenta. Caso a empresa não tenha um, os colaboradores devem evitar roupas que sejam provocativas ou incluam linguagem e imagens ofensivas.
10. Responsabilidade: todo trabalhador deve assumir a responsabilidade pelo seu trabalho e fazer o que for preciso, sem terceirizar as atividades. O fator-chave nesta diretriz é ser honesto se algo der errado ou não haver tempo hábil de concluir as atividades. Nesse caso, o caminho é elaborar uma resolução efetiva para seguir em frente e/ou pedir ajuda.
11. Trabalho em equipe: muitas vezes é necessário trabalhar com pessoas que não têm um perfil agradável. Porém, dentro da empresa, o objetivo é realizar as tarefas para atingir essas metas. Portanto, todos devem deixar de lado as diferenças para trabalhar bem com outros colegas, pois o trabalho em equipe às vezes supera em desempenho.
12. Comprometimento: Neste aspecto, a dedicação e ação positiva do trabalhador na organização podem levá-lo longe. A dedicação dos funcionários é, muitas vezes, contagiante e inspiradora. Essencialmente, a etiqueta profissional significa dar o melhor em todos os momentos. Por isso, todo trabalhador deve pensar em como seu comportamento será percebido pelos outros e certificar-se de entender e seguir os códigos de conduta da empresa.
A importância dos testes e avaliações de comportamento profissional
Testes ou avaliações de personalidade são considerados um forte indicador de desempenho no trabalho e crescem em uma porcentagem significativa nas estratégias empresariais.
Diferentes organizações usam testes e avaliações de perfis/estilo de trabalho como uma forma de avaliar as características de seus funcionários atuais e futuros, com os resultados sendo usados para diversas finalidades.
Conhecer e identificar os estilos de atuação profissional dos colaboradores ajuda a equipe a melhorar a produtividade e entender seu papel na empresa. Desse modo, o gestor também obtém a oportunidade de saber mais detalhadamente as habilidades de cada membro do time, além de suas tendências de comportamento e necessidades pessoais.
Assim, as empresas conseguem atingir melhor produtividade e resultados, além de elevar a gestão de capital humano.
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