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Os principais erros na gestão de pessoas nas empresas e como evitá-los?

Os principais erros na gestão de pessoas nas empresas e como evitá-los?

Alguns erros na gestão de pessoas podem ser decisivos na performance das equipes. Qualquer problema de entendimento sobre a cultura da empresa, por exemplo, pode desencadear um efeito cascata. Por isso, é necessário ter muita assertividade, clareza e cuidado na hora de lidar com cada situação. 

Neste contexto, é crucial que a gestão esteja alinhada aos valores da organização, para que os colaboradores entendam esse objetivo comum na prática e, caso estejam desalinhados, recebam feedbacks e acompanhamento devido para que, assim, se sintam parte da empresa, de fato. E, é claro, contar com um bom planejamento estratégico para evitar esses erros. 

Neste artigo, listamos os 5 principais erros na gestão de pessoas, com dicas valiosas de como evitá-los. Acompanhe!

 

Os desafios da gestão de pessoas

A gestão do capital humano tem sido um fator de extrema importância para o sucesso das empresas, principalmente quando se leva em consideração a alta competitividade no mercado. Portanto, gerenciar pessoas pode ser desafiador, pois envolve: 

 

 •  Encontrar talentos: montar times eficazes é o objetivo e, para isso, é necessário contar com profissionais qualificados e comprometidos, identificando talentos tanto em novos colaboradores quanto em profissionais da sua própria equipe em suas atividades diárias. 

 •  Motivação dos funcionários: a motivação é o combustível para um bom desempenho em equipe. Para isso, é extremamente essencial adotar estratégias para engajar os colaboradores, desenvolvendo a proatividade no time. Alguns RHs já utilizam técnicas, como a concessão de benefícios empresariais, planos de carreira, flexibilidade de horários, premiações em dinheiro, entre outras.

 •  Diminuir o turnover: essa é uma das entregas mais importantes do RH para uma organização. A rotatividade elevada de colaboradores pode trazer sérios prejuízos, além de enfraquecer a cultura organizacional. Com a rescisão, ocorre a movimentação nos quadros da empresa, que terá que contratar para suprir o desfalque deixado pelo profissional. E um dos maiores motivos para dispensa é o clima organizacional ruim, pois ter experiências negativas no ambiente de trabalho pode levar a pessoa a ter uma percepção desagradável sobre a empresa e as relações que ela desenvolve.

 

Por fim, o maior desafio na gestão de pessoas atualmente é encontrar maneiras eficazes de manter os funcionários na empresa. Investir em práticas de retenção, como a valorização dos profissionais, a comunicação interna e criar uma pesquisa de clima organizacional  pode ser muito útil. 

 

Qual é o papel do RH?

O principal papel do RH moderno é recrutar, selecionar e alinhar os talentos que combinam com a cultura e os objetivos da empresa. Este setor também é responsável pelas estratégias voltadas a administrar questões comportamentais e, para isso, podem contar com a análise de dados e o auxílio de softwares de gestão.      

As inovações, proporcionadas pela tecnologia, têm direcionado a sociedade para uma nova revolução industrial, a 4.0, e o RH, assim como outras áreas, também é impactado positivamente pelas inovações, como a nova era do setor RH 4.0, que é baseada na aplicação de tecnologias para melhorar e otimizar os processos.

Logo, o papel do RH estratégico é fazer os processos organizacionais funcionarem da melhor forma na rotina da empresa e, consequentemente, desenvolver profissionais de alta performance e ótimos resultados.

 

5 Erros na gestão de pessoas que as empresas mais cometem e como evitá-los

A gestão de pessoas é um assunto que sempre está em evidência, e não é por acaso. Hoje sabemos o quanto as pessoas são importantes para uma empresa, porém é comum vermos erros sendo cometidos a todo tempo, principalmente pela má gestão e por gestores despreparados, que não sabem lidar com diversas situações. E para ajudar a lidar com estes “erros na gestão de pessoas” identificamos os cinco mais comuns e como fazer para evitá-los: 

 

1. Não prestar atenção ao clima organizacional

O ambiente de trabalho é um local que deve ser bem observado, pois o sucesso de qualquer operação empresarial depende não só dos serviços prestados pelos colaboradores, mas da qualidade de entrega, que pode estar ligada ao clima organizacional da empresa. Afinal, é natural que o ser humano reaja de acordo com aquilo que acontece ao seu redor, e pode ser influenciado pelo local físico em que se encontra. Para evitar que o clima organizacional seja negativo, é importante que as organizações busquem formas de melhorá-lo, como:

 •  Fornecer um ambiente de trabalho limpo e agradável. 

 •  Ter atenção à saúde física e mental dos colaboradores.

 •  Estabelecer metas viáveis. 

 •  Investir em benefícios. 

 •  Oferecer treinamentos. 

 

2. Falta de clareza nas regras e objetivos

Os colaboradores precisam estar informados não apenas sobre as atividades desenvolvidas em seu setor, mas também em relação às estratégias adotadas pela empresa. A falta de clareza pode causar o fracasso de um líder e não repassar informações estratégicas pode ser pode ser uma tática do tipo de gestor que ignora a comunicação interna e a concorrência.

Este erro pode ser a maior fonte de estresse no trabalho, pois é muito ruim trabalhar sem um objetivo claro, não é? A comunicação é a chave, já que falhas nesse aspecto geram desalinhamentos e atrasos pela falta de clareza. É preciso que os gestores acompanhem de perto as demandas da equipe, comunicando objetivamente os resultados esperados e cobrando, quando necessário, para que o trabalho flua.

 

3. Não ter uma cultura de feedback ou ter uma cultura mal implementada

A falta de uma cultura clara nas empresas pode gerar sérios problemas futuros. Se é verdade que o capital humano é o fator de sucesso para qualquer empresa, é também real que priorizar o diálogo dentro das organizações é a garantia de sucesso para que os colaboradores sintam-se motivados.

A cultura do feedback estabelece um papel de fundamental importância em uma empresa. 

A prática de dar retorno para os profissionais sobre suas ações e resultados nem sempre é bem-vinda, principalmente se for negativo. Mas, quando bem aplicado, o feedback se torna uma ferramenta altamente motivadora. Afinal, é por meio dele que as pessoas de uma equipe conseguem entender onde estão acertando, e quais falhas e pontos podem melhorar. Cada empresa precisa definir a sua identidade e, para isso, é preciso se perguntar: como posso medir a minha cultura? Que tipo de pessoas eu quero que trabalhe na minha empresa? 

Quando a cultura de uma empresa se torna frágil, podemos identificar a influência e a reação do comportamento dos colaboradores, o que torna tudo sem propósito, confuso e improdutivo, além de gerar desinteresse e desengajamento no ambiente de trabalho. Esse problema deve ser evitado por meio do engajamento dos colaboradores, havendo um propósito claro e direcionando o comportamento de todos a favor dos objetivos estratégicos da organização.

 

4. Não investir em treinamentos para colaboradores e lideranças

Fornecer oportunidades de treinamento e desenvolvimento traz benefícios não só para os funcionários, mas também para a própria empresa. Isso resultará em profissionais mais preparados e confiantes. Em primeiro lugar, é necessário que os colaboradores e lideranças tenham conhecimento pleno das políticas internas, para que se comuniquem claramente. Invista em treinamentos porque, além de motivar e reter seus funcionários, sua empresa se mantém competitiva nos negócios. 

 

5. Não ter um planejamento estratégico de Recursos Humanos

Vimos o quão importante é investir no crescimento de seus colaboradores e isso deve ser feito estrategicamente. Os investimentos em profissionais devem ser feitos com planejamento, de modo que os potencialize da mesma maneira e traga retorno à empresa.  

Para que um negócio se mantenha no mercado, é fundamental montar um excelente planejamento estratégico de RH. Esse processo contribui para alinhar metas corporativas e conhecer e solucionar as necessidades dos colaboradores.

 

Como a Miranos pode ajudar a sua empresa?

A Miranos é um conjunto de soluções que otimiza processos de gestão do capital humano, com módulos que auxiliam o dia a dia das organizações, incluindo diversas funcionalidades essenciais paras os RHs modernos, como avaliações de desempenho, pesquisas de clima, sistema de reconhecimento, feedbacks, tudo isso integrado a ferramentas de planejamento estratégico que permitem aos gestores terem uma visão 360º de suas equipes, dos seus colaboradores e da organização como um todo. Somos especialistas em gestão e planejamento e podemos ajudar você nesse processo de implementação.

 

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