O que é engajamento dos funcionários?
Pesquisa de engajamento de funcionários é uma medida utilizada pelas organizações que têm a missão de identificar o comprometimento dos colaboradores com as políticas e objetivos da empresa, criando assim uma cultura que promova o envolvimento dos funcionários e, consequentemente, aumente a produtividade.
Pode-se dizer que o engajamento dos funcionários descreve o nível de entusiasmo e dedicação que um trabalhador sente em relação ao seu trabalho. É um estado psicológico, tanto individual quanto coletivo. Ou seja, um fator essencial em qualquer organização.
Portanto, realizar pesquisas com funcionários é imprescindível para medir o grau em que essas pessoas se sentem valorizadas na empresa, além do importante acompanhamento sobre o envolvimento delas com as metas da organização.
Desse modo, o engajamento funciona como um KPI (indicador-chave de desempenho), que pode ser facilmente medido e vinculado a outros indicadores de sucesso, a fim de aplicar inovações.
Como é definido o engajamento dos funcionários?
O engajamento dos funcionários é um conceito da área de recursos humanos (RH) que descreve o nível de entusiasmo e dedicação que os colaboradores sentem em relação ao local de trabalho.
A partir disso, definimos engajamento como uma mistura de três áreas centrais e profundamente psicológicas, baseadas em sentimentos. São eles:
1. O nível de satisfação que a pessoa sente sobre a organização, seu trabalho e seu ambiente imediato.
2. O grau de lealdade que o colaborador tem pela organização e/ou pessoas específicas, como seus líderes.
3. A probabilidade de a pessoa recomendar ou defender a organização como um ótimo lugar para trabalhar.
Outras perspectivas podem ser adicionadas sobre esses temas, mas essas três áreas parecem ser os componentes internacionalmente aceitos sobre engajamento de colaboradores.
Quais são os benefícios do alto engajamento dos funcionários?
Em linhas gerais, quando os funcionários estão realmente engajados, as equipes elevam consideravelmente seus níveis de performance e os desafios se transformam em oportunidades, resultados e conquistas. Veja outros benefícios desse processo:
1. Melhor desempenho da equipe
O engajamento dos funcionários não beneficia apenas eles mesmos, mas toda a equipe. Isso ocorre porque os colaboradores comprometidos com as metas e cultura da empresa têm melhor desempenho.
2. Aumento da produtividade
Funcionários altamente engajados são mais eficientes e produzem um trabalho de maior qualidade, pois estão envolvidos com suas atividades e identificam que seu papel é crucial para o sucesso da empresa.
3. Menores taxas de rotatividade
De fato, a rotatividade impacta diretamente nas equipes. Funcionários engajados, satisfeitos e comprometidos com seus objetivos têm menos probabilidade de sair da empresa. Isso também torna a equipe mais forte, experiente e preparada para atingir suas metas.
4. Alcançar os objetivos em equipe
O envolvimento dos colaboradores desempenha um papel significativo no sucesso e nas conquistas coletivas. De acordo com a pesquisa sobre engajamento dos funcionários da Officevibe, 92% dos funcionários acreditam que sua organização pode atingir seus objetivos.
5. Menor absenteísmo dos funcionários
Funcionários desmotivados e sem compromisso são mais propensos a faltar no trabalho. Por outro lado, quando a equipe é comprometida, há mais espaço para inovação, criatividade e desempenho em alto nível.
6. Menos estresse
Quando os funcionários são engajados e contam com apoio dos líderes, torna-se mais fácil conduzir situações de nervosismo e esgotamento.
Como as organizações medem e usam o engajamento?
Muitas organizações medem formalmente o envolvimento dos funcionários, tanto de forma quantitativa quanto qualitativa, tentando obter insights acionáveis sobre como seus funcionários se sentem em relação a vários aspectos da organização.
Isso pode ser feito com uma pesquisa de clima via internet ou por sessões presenciais de grupos. A maioria das pesquisas com funcionários é anônima e isso é importante para que eles sejam honestos na hora de responder às questões.
A pesquisa de engajamento, nesse sentido, pode ser verdadeiramente transformadora para uma organização em vários níveis, desde que seja feita de forma assertiva.
Por que é importante realizar uma pesquisa de engajamento?
Identificar os níveis de satisfação dos funcionários, eficácia da gestão e ambiente de trabalho fornece objetivos tangíveis para a mudança. A pesquisa de clima também permite que as organizações tenham visibilidade sobre as melhores práticas internas.
Contudo, realizá-la não é um processo simples. Todos geralmente gostam de ser questionados e consultados, mas, infelizmente, muitos locais de trabalho ainda utilizam métodos autoritários e esta é uma estratégia inadequada.
Os insights obtidos da pesquisa com funcionários podem transformar a forma como a empresa investe, o que ela busca melhorar e, o principal, como ela toma decisões de negócios e operacionais.
Quando as empresas avaliam o envolvimento de seus funcionários, elas são capazes de identificar áreas de desenvolvimento. Os resultados da pesquisa de clima podem mostrar quais departamentos específicos em seu local de trabalho têm altos níveis de engajamento, ajudando a acertar a direção de seu foco.
Ou seja, a pesquisa de clima é essencial para alcançar altos níveis de engajamento dos funcionários.
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