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Notas e cartão de reconhecimento contribuem para a produtividade das empresas

Notas e cartão de reconhecimento contribuem para a produtividade das empresas

Ações e palavras positivas entre os colegas de trabalho deixam a energia do ambiente de trabalho mais leve

Quem não gosta de receber reconhecimento? Estudos apontam que quando isso acontece, as pessoas se sentem mais produtivas no trabalho, por exemplo. Quando alguém da sua equipe usa palavras positivas em relação ao seu desempenho, saiba que essas atitudes contribuem, sim, para a produtividade, organização, clareza e novas ideias dentro de uma organização.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo sobre como implantar diversas formas de reconhecimento na sua empresa e deixar o ambiente de trabalho ainda mais positivo.

 

O que é uma nota ou cartão de reconhecimento

Uma nota ou um cartão de reconhecimento é uma mensagem de agradecimento enviada a um(a) profissional. Este conteúdo pode ser compartilhado com um pequeno texto de agradecimento, elogio, exaltação por uma conquista ou, ainda, uma mensagem de parabéns em datas comemorativas.

Esta é uma das maneiras mais eficazes de reconhecer os(as) colaboradores(as). De acordo com o estudo apontado no livro “O Inimigo do Engajamento Profissional”, de Mark Royal e Tom Agnew, 85% dos(as) profissionais querem receber agradecimentos diariamente. Além disso, 36% das mulheres e 28% dos homens preferem que os agradecimentos sejam por escrito. 

 

Como criar um cartão de reconhecimento

Na Miranos, criamos o jeito RISE de compartilhar elogios. Funciona assim:

 

R de regular:

As pessoas podem reconhecer seus e suas colegas de trabalho de forma consciente, ou seja, oferecendo apreço pelo bom desempenho. Assim as pessoas se sentirão mais motivadas a contribuírem para um bom trabalho e, consequentemente, um ambiente agradável de convivência. Isso pode ser feito regularmente.

 

I de imediato:

Para reforçar o comportamento, os reconhecimentos podem ser feitos em tempo hábil. De acordo com a Psicologia (“O INIMIGO DO ENGAJAMENTO PROFISSIONAL” p.203), as pessoas aprendem mais rapidamente quando recebem respostas imediatas como resultado de suas ações. Quanto mais imediato for o reconhecimento, mais o(a) profissional se sentirá motivado(a).

 

S de specific (específico em Português):

Os reconhecimentos devem indicar exatamente o que foi feito e que tenha impressionado a pessoa que está fazendo o elogio. Por isso, palavras aleatórias de reconhecimento podem não transmitir clareza para as pessoas que as receberem. Portanto, o reconhecimento deve ser fruto da combinação de esforço e resultados, ou pode perder o significado.

 

E de encorajador:

Os reconhecimentos devem fornecer encorajamento positivo. Esta afirmação pode parecer óbvia, mas há elogios que são clichês e soam vazios. As palavras devem encorajar quem as recebe.

 

4 dicas de reconhecimento que vão mudar o seu ambiente de trabalho

Pensando em ajudar você a implantar o gesto de reconhecimento no seu ambiente de trabalho, a Miranos pensou em quatro dicas que você pode seguir com seus(as) colegas.

 

1 – Agradeça com mais frequência

Um simples agradecimento pode deixar as pessoas mais felizes. Mas, principalmente, fazer com que quem agradeceu sinta-se bem. Diversas pesquisas mostram que ficamos mais motivados quando nos sentimos valorizados. Portanto, é importante agradecer com mais frequência – algo tão simples, mas que pode passar despercebido no dia a dia.

 

2 – Faça elogios sinceros

O reconhecimento de uma boa atitude reforça o comportamento positivo, gerando um fluxo de boas energias na organização. Reconheça, elogie, não tenha medo. Permita que palavras positivas façam parte do seu dia a dia. Exemplo: “você sempre responde aos meus e-mails rapidamente. Obrigada. Gosto disso!”

 

3 – Envie um cartão de reconhecimento

Podemos dizer obrigado(a), mas também podemos dizer com mais alegria e demonstração. Um cartão é mais memorável e pode se tornar uma bela lembrança física para o destinatário.

 

4 – Agradeça, utilizando pequenos pedaços de papel-adesivo

Um bilhete de agradecimento pode ser deixado sob a mesa da pessoa. É uma forma mais próxima de agradecer, prestigiar, fazer diferente, do seu jeito, mas que gere boas lembranças e motivação em quem recebeu.

 

A Miranos acredita nas práticas de agradecimento dentro das organizações como algo capaz de mudar para melhor o relacionamento entre as pessoas. E você?

Precisa de dicas e formas para reconhecer seu pessoal? Conheça as funcionalidades Feedback e Reconhecimento da Miranos. Conte com a gente!

Acompanhe as próximas notícias no blog da Miranos e fique informado(a)!

 

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