KPIs: Conheça os 5 principais tipos de indicadores de desempenho
Os indicadores de desempenho são medidas quantificáveis de performance usados para avaliar o desempenho em relação a um objetivo específico da empresa em um determinado período.
Em todos os setores de uma organização, os indicadores de desempenho são essenciais para a gestão corporativa, pois ajudam a melhorar a tomada de decisão e o planejamento estratégico financeiro e/ou operacional.
Também chamados de KPIs (key performance indicator) ou indicadores-chaves de desempenho, o papel dessas métricas é permitir que as empresas compreendam a evolução e saúde do negócio para realizar ajustes críticos, a fim de atingir os seus objetivos estratégicos.
Neste material, você vai descobrir a importância dos indicadores de desempenho, suas vantagens e os principais KPIs essenciais para a sua empresa. Acompanhe.
A importância de avaliar o desempenho dos processos no planejamento estratégico
De modo geral, todo projeto que é avaliado pode ser melhorado. É claro que nem todos serviços ou produtos atingirão os objetivos. Contudo, avaliar o desempenho dos processos cria um ambiente de aprendizado e ajuda a melhorar a tomada de decisão nos negócios.
Isso é imprescindível para as empresas, pois, com o volume de dados internos e externos coletados pelas organizações, surgem oportunidades para melhorar e fornecer produtos e serviços cada vez mais eficazes.
Os indicadores de desempenho podem ser:
• Quantitativos: apresentados na forma de números.
• Práticos: integram-se com os processos existentes da empresa.
• Acionáveis: ajudam a aplicar a prática para efetuar a mudança desejada.
Entretanto, é preciso estabelecer indicadores de desempenho de forma inteligente para que eles possam nortear o planejamento estratégico da empresa.
Em síntese, os Key Performance Indicators (KPIs) ajudam a revelar o que, o porquê, como e quando ajustar a operação. Eles ajudam a monitorar o desempenho da equipe para atingir as metas e entender melhor como conduzir as atividades no futuro.
Isso significa que os KPIs simplificam o gerenciamento de desempenho e permitem que todos não apenas vejam o que estão fazendo, mas também o que as outras pessoas dos diversos times fazem. Esse conhecimento compartilhado ajuda a criar uma visão geral sobre o estágio da empresa rumo aos objetivos estabelecidos.
Confira mais vantagens dos KPIs:
• Fortalecem a evolução dos funcionários
• Melhoram a tomada de decisão para alcançar objetivos.
• Promovem o crescimento pessoal dos colaboradores.
• Ajudam a corrigir problemas de gestão corporativa.
• Medem resultado de tarefas em vez de projetos finalizados.
Toda gestão que utiliza KPIs consegue acompanhar o progresso em relação às metas do planejamento estratégico. Lembrando que eles são precursores do sucesso futuro e não focados em resultados do passado. O caminho é estabelecer indicadores adequados.
Como definir os key performance indicators de modo assertivo?
Primeiro, é importante frisar que os KPIs não são a mesma coisa do que o objetivo. Ao escolher os indicadores-chave de desempenho, a empresa deve começar considerando os fatores utilizados pela gestão.
A partir disso, é necessário identificar quais serão os pontos de mensuração que ajudarão a avaliar o progresso do planejamento estratégico. A meta é garantir que os KPIs selecionados sejam claros para que as pessoas os compreendam.
Apesar de os padrões da indústria terem importância, nem sempre é necessário escolher KPIs semelhantes aos dos concorrentes. Saber a relevância dos KPIs de negócio para o projeto é o caminho mais assertivo.
Além disso, os KPIs precisam de contexto para serem eficazes. Por isso, explicar o que e por que se está medindo é imprescindível nesta jornada.
Outro ponto importante é compartilhar os indicadores de desempenho com as equipes envolvidas no projeto para que tudo esteja na mesma página e todos entendam o que é necessário para o sucesso da tomada de decisão.
Confira os 4 principais tipos de KPIs:
1 – Indicadores de produtividade
Este tipo de KPI permite avaliar a qualidade e eficiência dos colaboradores para realizar suas respectivas tarefas da operação. Ou seja, o indicador é utilizado para ajudar a reduzir custos e aumentar a produtividade.
2 – Indicadores de qualidade
Este indicador de desempenho está relacionado à eficácia e efetividade dos processos da empresa e, também, dos serviços. Os indicadores desta categoria são usados para avaliar o andamento do negócio em termos de qualidade dos resultados.
3 – Indicadores de capacidade
Utilizados para avaliar a capacidade de produção da empresa em um determinado período de tempo. Eles são essenciais para entender quando é necessário aumentar a equipe ou até mesmo investir em novas tecnologias ou equipamentos.
4 – Indicadores estratégicos
Estes KPIs analisam e monitoram o desempenho da empresa ao longo de sua trajetória. Isso significa que eles mostram um panorama, com informações como tempo, recursos e energia usados no desenvolvimento dos processos de negócio. São essenciais para o cumprimento de objetivos e metas estabelecidos pela gestão.
Ou seja, os indicadores de performance ajudam não somente a melhorar a tomada de decisão nos negócios, como também a tornar a gestão corporativa mais eficaz. Funciona como um guia para as empresas alcançarem seus objetivos com mais assertividade e excelência.
É imprescindível ter em mente que um KPI deve ser mais do que apenas números. Eles devem estabelecer aspectos estratégicos sobre o que a empresa está tentando alcançar. Em outras palavras, os indicadores de desempenho refletem o modelo de negócios.
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