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Insights para 2023: pontos de atenção e dicas de RH

Insights para 2023: pontos de atenção e dicas de RH

O próximo ano promete uma série de desafios para o setor de recursos humanos. Por isso, começar 2023 por dentro das principais tendências, pode fazer toda a diferença.

Este ano foi um ano de adaptação e retomada de uma vida comum, pós-pandemia. Foi preciso nos adaptarmos – e readaptarmos – a uma série de mudanças e transformações, nos mais diversos segmentos da sociedade. E, claro, no que diz respeito aos Recursos Humanos (RH), não foi nem um pouco diferente.

Neste sentido, é de se imaginar que o próximo ano também seja repleto de mudanças. Afinal, já existe uma série de questões que precisam ser enfrentadas, envolvendo temas como regimes de trabalho, suas exigências no mercado e a busca por novas condições.

Para que você adentre 2023 preparado(a) para eventuais surpresas, e pensando sempre em evolução, nós separamos algumas dicas de RH bastante importantes. Confira neste artigo conosco!

 

O Contexto do Setor de Recursos Humanos em 2023

Já não é de hoje que o setor de Recursos Humanos deixou de ser um segmento focado somente no recrutamento e seleção de novos talentos para empresas. Mais do que isso, o RH passou a ter uma atuação muito mais estratégica, se integrando e estendendo a outras áreas da organização. Por isso, seus funcionários precisam estar preparados para novas demandas, estando sempre por dentro do que surge como tendência no mercado.

O movimento mais natural da área tem sido direcionado para assegurar ambientes corporativos mais agradáveis, principalmente no que diz respeito à saúde mental e questões como o tão falado turnover, qualidade de vida e um olhar humanizado para o desenvolvimento e bem-estar dos colaboradores.

Vale ressaltar ainda a importância que o digital tem no setor: a digitalização do RH é mais do que uma tendência, é uma necessidade, questão de sobrevivência para muitas empresas. Afinal, além de assegurar melhoria nos indicadores de produtividade, a adoção da tecnologia contribui com processos mais padronizados, com menos erros e embasa a tomada de decisões.

Não podemos deixar de ressaltar a busca por regimes híbridos e remotos de trabalho, bem como a urgência de ações efetivas relacionadas à gestão de talentos, questão que se tornou primordial em áreas como a tecnologia, por exemplo.

Quer saber como potencializar o setor de recursos humanos e evitar erros na gestão de pessoas na sua empresa em 2023? Confira a seguir algumas dicas de RH que vão te ajudar a alcançar, com êxito, esse objetivo, dado o real papel dos recursos humanos nesse novo contexto global.

 

Importância do diálogo e do feedback

O feedback dos empregados sempre foi uma ferramenta importante, especialmente no sentido de fazer com que ele se sinta acolhido pela empresa.

Mais do que uma ponte para um relacionamento mais saudável entre empresa e colaborador, esse tipo de diálogo contribui para que o RH levante todos os pontos que exigem melhorias, além de trabalhar em cima de eventuais conflitos, nos planos de carreira e benefícios oferecidos.

Neste sentido, estão em alta algumas plataformas de pesquisas e metodologias diferenciadas de feedback, visando facilitar esse planejamento da gestão de RH. Mais do que simples questionários, a importância do feedback e dessas pesquisas  está no quão fundamentais elas são para o alinhamento de objetivos e expectativas entre todos os envolvidos.

 

Demanda por aprendizado

Quando se trata de aprendizado dentro das empresas, uma estratégia tem se tornado muito popular por preconizar a educação continuada. Assim, independentemente da idade, cargo ou período da vida, os estudos devem continuar de forma ininterrupta.

Conhecido como lifelong learning (aprendizado ao longo da vida), essa prática permite que sejam proporcionados resultados expressivos nas mais diversas frentes de trabalho, em especial, àquelas ligadas às atividades de sua empresa. Trata-se de um grande estímulo à inovação.

Segundo uma pesquisa realizada pela Pew Research Center, 73% dos americanos já se consideram adeptos à prática. Entre eles, 87% afirmam que aderiram ao conceito para manter ou melhorar as habilidades de trabalho.

Por tudo isso, deve partir das empresas o estímulo às práticas de crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional, principalmente às relacionadas ao negócio, sempre levando em consideração suas demandas e realidade.

 

Cultura e experiência

As empresas modernas e de vanguarda já sabem que melhorar somente a experiência do consumidor não é o suficiente. É preciso olhar para dentro da companhia, a fim de criar uma cultura organizacional agradável, produtiva e capaz de recepcionar e reter talentos.

Neste sentido, há dois conceitos que precisam ser apresentados, e que com certeza passarão a integrar diversas companhias: employer branding e employee experience.

Employer branding agrega uma série de estratégias, práticas e ferramentas utilizadas para criar uma percepção positiva do mercado a respeito de sua empresa enquanto local de trabalho. Sua finalidade é reforçar os pontos positivos de trabalhar em determinada companhia, para que sua imagem seja fortalecida e atraia novos talentos.

Por outro lado, o employer experience é uma tendência que coloca o colaborador como maior foco nas tomadas de decisões por parte dos RHs. Ela considera a maneira como esses funcionários pensam e se sentem durante cada ponto de contato de sua jornada pela empresa, do processo seletivo, até o momento de seu desligamento. 

 

Uso da tecnologia e dados para potencializar o RH

Uma de nossas primeiras dicas de RH neste artigo foi: a digitalização de uma série de processos nos recursos humanos das empresas tornou- se questão de tempo. Novas ferramentas e plataformas já utilizam o auxílio da Inteligência Artificial (IA) para cruzar dados e encontrar candidatos adequados, economizando tempo e recursos financeiros.

Uma pesquisa, encomendada pelo portal de empregos Infojobs, apontou que 98% dos recrutadores reconhecem que a tecnologia para RH tem potencial de facilitar a rotina e agilizar processos. Para isso, no entanto, é preciso que esse profissional entenda que essas tecnologias surgem como um aliado, um facilitador, e não como concorrência.

Outra possibilidade está no uso das chamadas people analytics, dados sobre seus colaboradores que quando coletados, processados e integrados podem auxiliar a avaliar na avaliação do desempenho dos colaboradores, entender melhor o perfil dos contratados, estabelecer padrões de comportamento e planejar ações direcionadas às características do capital humano.

 

Diversidade e inclusão

O ESG (environmental, social and governance que, em português, significa governança ambiental social e corporativa) é um termo que já foi incorporado ao ambiente corporativo. E boa parte de suas ações diz respeito à inclusão de minorias e à diversidade, pautas cada vez mais em voga no mundo.

Um levantamento realizado pelo Gartner, empresa de consultoria de TI, indicou que 69% das empresas mencionam a diversidade e a inclusão como prioridades estratégicas em suas contratações. Porém o mesmo estudo mostrou que nem todas sabem como fazer isso de maneira efetiva.

Vale ressaltar que aquele conceito de empresa inclusiva que cumpria cotas de contratação de pessoas com deficiência já está ultrapassado. Hoje, são consideradas diversas e inclusivas as organizações que adotam práticas e estratégias para contratação, desenvolvimento e retenção de todas as pessoas colaboradoras, em sua diversidade, com igualdade de oportunidades. Exemplos são vagas afirmativas a programas de desenvolvimento social.

É importante dizer ainda que as empresas que têm como bandeira a diversificação são mais bem vistas pelo mercado, além de permitir que o próprio consumidor sinta-se mais representado, ao se identificar com políticas e valores da marca.

 

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