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Estratégia de negócios é quando toda a equipe faz parte dela

Estratégia de negócios é quando toda a equipe faz parte dela

Envolva os profissionais da sua empresa na estratégia de negócios e faça dar certo!

Recentemente, estudamos os artigos: “When CEO’s talk strategy, 70% of the company doesn’t get it”, de John Kotter, e “When CEO’s talk strategy, is someone listening?”, da Harvard Business Review, e percebemos como essas pesquisas comprovam que, embora as empresas dediquem tempo para comunicar as estratégias aos profissionais, com reuniões, cafés, eventos e outras atividades, nada é mais importante do que as equipes também participarem da estratégia.

 

Vamos falar sobre isso?

Por que é importante que a empresa tenha uma comunicação estratégica com as equipes, para entenderem as estratégias de negócios? Porque alcançar os objetivos da planta requer inúmeras decisões a serem tomadas por pessoas, em toda a organização e todos os dias.

Sendo assim, deve-se decidir quais tarefas priorizar, avaliar a qualidade do trabalho, comprar materiais e equipamentos, entre outras atividades.

Cada colaborador(a) toma decisões e dedica tempo que contribui para a diferenciação e estratégia competitiva da empresa onde trabalha. Ou seja, eles(as) também precisam fazer parte da estratégia, pois uma boa rota não se trilha sozinha, não é mesmo?

Acreditamos que você concorde: alcançar a diferenciação da sua empresa é fundamental para o sucesso dos negócios. No entanto, muitas vezes, as pessoas se desviam e, sem ter uma compreensão clara e pessoal da estratégia de negócios, as equipes podem tomar decisões e agir sem considerar o que mais importa: o que foi pensado lá atrás.

 

O que nós sabemos e queremos compartilhar com você

 •  Quanto mais certo as equipes estiverem sobre as metas estratégicas, mais provável será que elas falem sobre, tomem medidas para apoiá-la e iniciem esforços para melhorá-la.

 •  Uma compreensão pessoal da estratégia alinha seu pessoal, tanto individualmente quanto entre funções e equipes. Com uma direção compartilhada clara e acionável, é possível que todas as pessoas remem o barco na mesma direção.

 •  Compreender a estratégia e como ela se encaixa permite que cada colaborador(a) veja a diferença que ele(a) faz na maneira como realiza seu trabalho. Além disso, cria oportunidades para que as pessoas encontrem significado no que fazem – de curto e longo prazo -, o que gera comprometimento, entusiasmo e engajamento com a empresa. 

 •  Quanto mais forte o entendimento, é mais provável que os(as) profissionais tomem iniciativa de fazer a diferença todos os dias. Isso impacta a realização da estratégia em toda a organização, além da sustentabilidade do negócio.

 

Como os líderes podem se comunicar de maneira eficaz sobre a estratégia?

Para construir uma forte compreensão da estratégia de negócios entre todos os(as) colaboradores(as), os líderes devem estar preparados para:

 •  Compartilhar informações interessantes e significativas para o seu pessoal sobre a estratégia. Isso deve acontecer diariamente, para que haja engajamento das pessoas.

 •  Contar histórias da sua experiência ou da própria organização, explicando o que torna a empresa diferente de seus concorrentes, quem são os clientes e por que eles compram da empresa. É trazer os diferenciais da organização, para que as pessoas também se sintam especiais em fazer parte dela.

 •  Usar uma variedade de mídias para atualizar as equipes sobre o desempenho e mostrar a relação entre o que elas fazem, a estratégia e as métricas. Lembre-se de que é natural que o ser humano esqueça 70% ou mais das informações que ouve, portanto, conversar enquanto pega um café ou está a caminho de outro setor pode ser ineficaz por si mesma na construção de compreensão e retenção.

 •  Se as pessoas não conseguem se lembrar desses detalhes-chaves, elas não podem ter certeza e, portanto, não podem agir de acordo com elas. Use postagens em sua mídia interna com gráficos simples e reserve um tempo para ensinar, treinar e reconhecer as pessoas que agem para resolver problemas e fazer melhorias que impactam positivamente o desempenho estratégico da organização.

 •  Comemore os resultados de desempenho que se relacionam diretamente com a estratégia. Celebre com as pessoas que fazem parte do seu negócio! Elas são parte das conquistas.

 •  Use linguagem e exemplos simples e cotidianos para garantir que todos entendam e possam se relacionar com as informações fornecidas.

 •  Permita fazer parte da rotina a discussão das estratégias e o desempenho individualmente, bem como em grupos.

Para que a comunicação estratégica seja eficaz, os líderes devem compartilhar informações cara a cara e com entusiasmo genuíno, usando uma linguagem que os funcionários entendam e possam relacionar com seu trabalho. A comunicação pode ser clara e acionável, quando pensamos em como as outras pessoas irão recebê-la.

Quando elas entendem a estratégia de negócios, fornecem um contexto para as decisões e ações diárias, alinham as pessoas em uma direção comum e oferecem uma lógica que os permite apoiar a mudança organizacional.

Quão bem seu pessoal realmente entende a estratégia de negócios da sua empresa? Se solicitado, cada indivíduo poderia explicar:

 –  Por que os clientes compram da sua empresa? 

 –  Quem são os concorrentes e como você se difere?

 –  Como os clientes usam seus produtos e/ou serviços? 

 –  De que modo o seu trabalho afeta a realização da estratégia? 

 –  Quais atividades você poderia organizar para envolver as pessoas no conhecimento dessas informações?

 

Quer saber como ter todas as metas e estratégias da sua organização em um único lugar, acessível a todas as pessoas envolvidas, com os respectivos prazos, KPIs, responsáveis e com qual estratégia corporativa tais metas estão atreladas?

Atualmente, já existem sistemas que podem ajudar nessa situação que, frequentemente, sai do controle, principalmente quando a empresa já expandiu. Portanto, use esses benefícios para ajudá-lo(a) a trazer a união cada dia mais para o seu negócio – e suas estratégias.

A Miranos é especialista em funcionalidades que contribuem para o bom planejamento estratégico das empresas. Fale com a gente!

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