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Employee Voice: como aproveitar a voz do colaborador nos negócios

Employee Voice: como aproveitar a voz do colaborador nos negócios

O Employee Voice (voz do colaborador) é muito importante para as organizações, pois coleta feedback dos funcionários, ajuda a aprimorar ferramentas, processos e, consequentemente, os resultados dos negócios.  

Esta abordagem oferece aos funcionários a oportunidade de compartilhar suas opiniões com a organização. Por isso, é preciso promover e incentivar programas de voz do colaborador para transformar suas opiniões em produtividade, inovação e engajamento. 

Além disso, esse feedback ajuda a criar um ambiente de trabalho melhor para seus funcionários, totalmente alinhado com os desafios estratégicos do negócio. Neste material, vamos esclarecer como ouvir a voz do funcionário pode beneficiar as empresas. Acompanhe.

 

O que é o Employee Voice?

O Employee Voice consiste em um processo sistemático, desenvolvido para descobrir e avaliar as preocupações ou problemas dos funcionários que afetam o relacionamento deles com a empresa, assim como sua produtividade.

Neste programa, os funcionários podem trazer, honestamente, suas necessidades, desejos, esperanças e preferências, sem se expor ao constrangimento de manifestar uma opinião negativa no ambiente de trabalho.

As organizações coletam dados do Employee Voice por meio de pesquisas de engajamento com funcionários, sistemas de feedback, canal de ideias e sugestões, bem como conversas e discussões individuais. 

A partir dessas informações, realiza-se uma análise profunda para identificar os problemas e principais pontos de melhoria. Em outras palavras, o objetivo é agir sobre as descobertas, a fim de aperfeiçoar as relações de trabalho, os processos de negócios e toda a organização.

 

Os benefícios da voz do funcionário

À medida que processos de feedback são desenvolvidos em toda a organização, as empresas conseguem tomar as medidas adequadas sobre os resultados. Confira as principais vantagens para os negócios:

 

  • Compreender o ambiente de trabalho do ponto de vista de seus funcionários 

Os funcionários aprendem mais sobre sua função, equipe e organização quando fazem perguntas. Entretanto, isso também funciona ao contrário, ou seja, os líderes aprendem com a percepção e questionamentos dos funcionários sobre o ambiente de trabalho.

Por isso, deve-se permitir que os colaboradores manifestem suas ideias. O Employee Voice enfatiza a construção de canais de comunicação entre gerentes e funcionários para aprimorar a experiência deles.

 

  • Aumenta o engajamento dos funcionários 

Um dos benefícios mais significativos de ter um programa de voz dos funcionários é o aumento do envolvimento deles com a empresa. Os colaboradores, ao perceber que os seus comentários são levados a sério e contribuem para a criação de um ambiente de trabalho melhor, tornam-se mais engajados. 

O engajamento dessas pessoas melhora o desempenho nas operações e os negócios, pois as vendas aumentam, as receitas crescem e a cultura da empresa é aprimorada. Além disso, ajuda a reduzir consideravelmente os acidentes de trabalho.

 

  • Aumenta a retenção de funcionários 

As pessoas passam mais tempo na empresa quando há um alto índice de satisfação. Este fator é impulsionado por um programa de voz do colaborador, que ajuda a implementar novos caminhos para melhorar o ambiente de trabalho.

Pesquisas de relatórios da GALLUP revelam que empresas com práticas saudáveis ​​de comunicação, diálogo entre gerentes e subordinados diretos, reduzem as taxas de rotatividade de funcionários.

 

  • Torna os processos mais eficazes

O feedback dos funcionários permite descobrir ineficiências e redesenhar processos, a fim de tornar a operação mais eficaz. Seja em recrutamento, integração, gerenciamento de desempenho, progressão na carreira ou outras atividades de RH, os funcionários podem fornecer diversas observações valiosas.

Muitas vezes, os líderes não têm total visibilidade sobre a forma como os serviços de linha de frente são realmente entregues aos clientes. Com uma pesquisa assertiva, é possível criar incentivos que orientem os funcionários a cumprir suas metas organizacionais.

 

  • Boas práticas para implementar o Employee Voice

Antes de iniciar o programa de voz do colaborador, é necessário ter em mente que a escuta é muito poderosa e não deve ser negligenciada. Ela é o fator principal para o sucesso da abordagem. 

A escuta é uma técnica na qual o ouvinte absorve, compreende, responde e retém completamente o que outra pessoa está dizendo. Seja em conversas, pesquisas ou num bate-papo, ela deve ser sempre aplicada com seis elementos cruciais. São eles:   

 

  • Prestar atenção.
  • Abster-se de julgamento.
  • Refletir.
  • Esclarecer.
  • Resumir.
  • Compartilhar.

 

A partir deste processo, os líderes podem iniciar medidas para aprimorar o que de fato atrapalha os negócios e/ou a operação. Confira outras práticas essenciais em um projeto de Employee Voice:

 

Definir as metas para o seu programa 

Antes de configurar o Employee Voice, é preciso primeiro definir as metas, ter em mente o que se deseja alcançar.

 

Determinar a ferramenta para obter dados da voz do funcionário

Pesquisa, workshop, palestras? As empresas devem escolher o caminho mais adequado à equipe. A pesquisa de satisfação é o método mais comum.

 

Colete seus dados regularmente

O programa de voz do colaborador não deve ser uma iniciativa única. É crucial planejar as pesquisas em períodos (bimestral, trimestral ou semestral).

 

Agir 

Depois de analisar os resultados e tirar conclusões, é hora de colocar em prática os insights do programa.

 

Conclusão

O Employee Voice (ou voz do colaborador) é uma excelente ferramenta para descobrir as necessidades e preferências dos funcionários e resolver problemas no local de trabalho, antes que eles tenham um impacto mais sério.

Além disso, é importante criar um ambiente de trabalho inclusivo e produtivo. Essa é uma medida proveitosa para as empresas, pois aumenta os resultados do negócio e a produtividade. 

 

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