Ter um bom sistema de gestão e avaliação de desempenho contribui para aumentar o engajamento dos colaboradores, fortalecer a produtividade e promover retenção e desenvolvimento de carreira. Portanto, para construir um sistema de gestão eficiente, é importante ter um bom software, que ajuda no processo de automatização de tarefas operacionais e gerenciamento de desempenho, o que, consequentemente, contribui para otimização de tempo e revisão de performance.
Ou seja, quando a equipe não precisa se preocupar com etapas processuais, como coordenar agendas e enviar lembretes, é possível otimizar tempo para se concentrar nas necessidades dos colaboradores e em estratégias organizacionais.
Para profissionais da área de Recursos Humanos, existem muitas opções de software de gestão e avaliação de desempenho. Seja um pacote robusto ou uma ferramenta de nicho, um bom software de gestão ajuda a automatizar processos, como agendar avaliações de desempenho, otimizar relatórios para rastrear taxas de conclusão e feedback das equipes e analisar dados para criar estratégias no futuro.
Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto.
Como avaliar a compra de um software?
É importante considerar o motivo pelo qual se quer uma solução de software. Se deseja reformular o sistema de gestão de desempenho para adotar uma estratégia centrada nas pessoas ou apenas uma ferramenta que ajude a agilizar os processos. Feita esta decisão, é hora de mergulhar mais fundo.
Para isso, é importante avaliar qualidades obrigatórias para qualquer ferramenta: fácil implementação, aceitabilidade, recursos com propósito e relatórios efetivos e estratégicos. Abaixo, explicamos melhor sobre cada uma delas:
Fácil implementação
Qual é o sentido de uma solução que leva mais tempo e torna as coisas mais complicadas do que o seu sistema anterior? É importante contar com ajuda de especialistas de suporte que estejam dispostos a fazer a instalação do software e fornecer um treinamento individual sobre a gestão de desempenho.
Além disso, uma biblioteca de tutoriais e conteúdo instrucional também pode ser vantajosa na hora de implementar uma nova ferramenta. Verifique com a empresa de tecnologia qual o tipo de suporte ao cliente oferecido. Um pouco de ajuda extra e um representante de suporte, especialmente durante a fase de implementação, podem evitar muitas dores de cabeça no futuro.
Aceitabilidade
Todo processo de mudança gera insegurança e resistência interna. Às vezes, parece que pedir às pessoas que mudem, mesmo a menor coisa, é como pedir que respirem água em vez de ar. Entretanto, incorporar uma nova ferramenta de gerenciamento de desempenho não precisa ser tão doloroso assim. Tudo o que a equipe precisa é o ingrediente secreto do software: a capacidade de adoção.
A chave está em reduzir o fardo percebido e o fardo real para as equipes. Portanto, se os gerentes da organização olharem para o software e perceber novas possibilidades de aprendizado, tudo será mais prático e aceitável. E mais: se eles puderem descobrir intuitivamente como navegar no sistema, a aceitação será ainda melhor.
É importante ter a chance de visualizar o software antes de comprá-lo. Solicite uma demonstração gratuita ou um período de teste para conhecer a configuração e a execução do sistema.
Recursos com propósito
Há recursos valiosos e chamativos. Mais importante do que o número de recursos, é o propósito por trás de cada um. O software deve proporcionar liberdade para fazer o tipo de trabalho de gerenciamento de desempenho que a empresa precisa, além de entregar uma boa revisão de performance.
Se a prioridade é economizar tempo e automatizar atividades desagradáveis, é possível encontrar uma ferramenta que enfatize esses tipos de recursos (lembretes automatizados, questionários digitais etc.).
Relatórios efetivos e estratégicos
Se o software oferece as três qualidades acima, a empresa está no caminho certo para melhorar a gestão de desempenho. Mas atenção: o software também deve entregar relatórios estratégicos. Afinal, de que adianta coletar feedbacks dos profissionais se a empresa não os analisa?
Ao invés de arquivar relatórios em um armário para nunca mais serem vistos, por que não tornar os dados de avaliação de desempenho uma parte importante das decisões futuras?
O software deve oferecer visões de desempenho em pequena e grande escala dentro de uma organização. Conferir tendências e feedbacks de uma perspectiva de alto nível, antes de fazer escolhas estratégicas para o futuro, é importante. Em seguida, reduzir para o nível de colaboradores individuais e descobrir como aumentar o engajamento.
Com recursos de relatórios como esse, a empresa pode se tornar uma estrela de RH, fornecendo informações valiosas para orientar a estratégia e aumentar o desempenho em todos os níveis: gestão e avaliação de desempenho e revisão de performance, além de funcionalidade e praticidade no dia a dia.
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