Blog

Elementos básicos de um planejamento estratégico

Elementos básicos de um planejamento estratégico

Existem diferentes objetivos para criar um planejamento estratégico, como (1) planejamento estratégico baseado em metas – no qual focaremos hoje -, (2) planejamento estratégico baseado em questões, (3) planejamento estratégico orgânico e (4) planejamento estratégico de cenários.

Uma abordagem depende de muitos fatores, como a natureza da liderança da organização, a cultura, o ambiente e/ou a complexidade do projeto. Para cada tipo de planejamento, temos uma abordagem a ser seguida, para que haja sucesso ao final do tempo determinado de cada plano. Acompanhe e entenda melhor.

 

Planejamento estratégico de metas

A estratégia baseada em metas concentra-se nos valores, objetivos, na missão e visão da organização; e é mais usada no planejamento financeiro, para priorizar ações e otimizar resultados.

Este tipo de planejamento funciona do futuro para o presente, ou seja, a equipe de planejamento seleciona um ponto no futuro e sugere metas que considerem possíveis de serem alcançadas, dentro de um prazo determinado. As metas são definidas em indicadores de realizações específicas (KPI’s), para serem mensuráveis, por exemplo: aumentar o lucro em 21%, atingir 50MM de receita bruta.

Selecionadas as metas, é feita uma análise de GAP (possíveis falhas), para entender as mudanças necessárias, com o objetivo de chegar ao status desejado, ou seja, ao que foi planejado.

Esta etapa pode mostrar se a meta realmente poderá ser atingida no prazo especificado ou, se possível, quais alterações deverão ser executadas. Com o resultado do GAP analysis em mãos, a equipe de planejamento define possíveis estratégias para cobrir a lacuna e atingir as metas estipuladas.

Por fim, é determinado um plano de ação com o detalhamento das tarefas e recursos a serem executados para atingir cada objetivo e atender as exigências da NBR ISO – 9001:2015, seção 6.

 

Mãos à obra!

Defina um “norte” para elaborar um planejamento estratégico. Para isso, a Miranos criou uma solução abrangente para manter os objetivos juntos e motivar o desenvolvimento de quem planeja.

A plataforma Miranos contribui para a definição e divisão de metas de longo prazo, em marcos ou submetas, e ajuda a organizá-las em suas categorias. Além disso, permite que seja feito o rastreamento das metas e dos respectivos indicadores atrelados a elas.

 

A Miranos pode ajudar você!

No mundo dos negócios, para ser uma referência de mercado, é essencial que as empresas busquem a constante melhoria em seus processos, utilizando plataformas tecnológicas alinhadas ao capital humano.

Construa uma cultura de alto desempenho em um ambiente de constantes transformações, conectando todas as atividades de Recursos Humanos (RH) com os resultados do negócio, através de indicadores confiáveis.

Entre em contato conosco e desenvolva um time vencedor e engajado à missão, visão, valores e estratégias de sua empresa.

 

Como esta o planejamento estratégico da sua empresa?

Nunca foi tão fácil gerir um time vencedor
e engajado à missão de sua empresa.

Pronto(a) para esta parceria de sucesso?