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Por que as empresas precisam fomentar a cultura de feedback e o diálogo?

Por que as empresas precisam fomentar a cultura de feedback e o diálogo?

Implementar a cultura de feedback nas empresas, além de criar um ambiente de trabalho positivo e saudável, ajuda a solucionar problemas como falta de engajamento e propósito, além de impactar positivamente nos resultados da organização.

O termo feedback, muito utilizado no setor corporativo, significa retorno, manifestação de uma opinião, um ponto de vista, até mesmo uma análise. É por meio dele que um colaborador consegue saber como está sendo analisado e compreender se está atendendo às expectativas. Por isso, implementar a cultura de feedback é primordial para o bom funcionamento das empresas, evitando, assim, erros na gestão de pessoas, bem como o turnover.

Mas é fundamental que esse feedback seja construtivo. Afinal, a avaliação de desempenho de um colaborador requer cautela e consciência sobre o momento apropriado, a maneira e o tipo de comunicação.

Se você quer entender melhor a importância da cultura de feedback e como realizar esse diálogo, continue a leitura. 

Contextualização: o que é a cultura de feedback e qual a sua importância

Resumidamente, feedback é a prática de dialogar, mas não é qualquer tipo de conversa. Geralmente ocorre entre líder e liderado, ou, dependendo da empresa, pelo departamento de Recursos Humanos (RH), para trocar informações sobre a performance de cada um, estabelecendo aspectos de melhorias, esclarecendo possíveis ruídos de comunicação, e, principalmente, elaborando, em conjunto, um plano de ação. 

Ao contrário do que se possa imaginar, a cultura do feedback não vale somente aos funcionários. Todos os integrantes da empresa, incluindo a alta diretoria, devem receber um retorno. Dessa forma, os colaboradores podem contribuir para uma gestão mais eficiente da organização, já que seus feedbacks são fundamentais para implementar as mudanças necessárias e fortalecer a cultura organizacional.

A criação e implementação do feedback no ambiente de trabalho pode trazer diversos benefícios, dentre eles:

 

Diminuição dos ruídos na comunicação

Em todos os tipos de relacionamento interpessoais a comunicação é sempre o melhor jeito de diminuir os ruídos. E entre os membros de uma empresa não é diferente. Além disso, essa prática permite que a troca de informações se torne mais ampla e transparente, reduzindo o número de conflitos e desentendimentos entre os membros da equipe.

 

Motivação dos funcionários

Um dos principais objetivos ao se criar uma cultura de feedback é incentivar os funcionários a buscar o aperfeiçoamento profissional, pois este é o momento em que o colaborador pode analisar o seu desempenho por outra perspectiva, a fim de melhorá-lo cada vez mais, bem como ser reconhecido pelo que já desempenha perfeitamente.

 

Cria-se uma relação de confiança

Quando os funcionários têm liberdade e segurança para dialogar e se expressar com os gestores e liderança, estabelece-se uma relação de confiança, fortalecendo o relacionamento, fomentando a troca de ideias e engajamento entre as equipes de trabalho.

 

Amadurecimento da cultura organizacional

Como dito anteriormente, uma das grandes vantagens da cultura do feedback é a eliminação dos ruídos na comunicação, com isso, evita-se a propagação de rumores e comentários indesejados. O sistema incentiva a transparência e o diálogo entre os colegas, ajudando a estabelecer uma cultura organizacional mais harmoniosa.

 

Integração e colaboração

Por último – e não menos importante -, implementar a cultura de feedback nas empresas, proporciona que os times sejam mais integrados e colaborativos, permitindo o diálogo com a liderança e tornando os membros mais confiantes e produtivos na execução dos seus projetos.

 

Como estruturar e implementar a cultura do feedback? 

Antes de descobrir como implementar a cultura de feedback na empresa, é preciso saber que existem quatro tipos de feedback. São eles:

 

    • Positivo: o feedback positivo não é um elogio, ele é fundamentado em fatos ou dados que mostram por que a pessoa está no caminho correto, demonstrando ao colaborador que tal atitude foi exemplar e que precisa ter uma continuidade. 
    • Negativo: o feedback negativo ou corretivo é utilizado para indicar uma falha, mas nunca para menosprezar ou ofender. Pode ser chamado de ponto de atenção, ressaltando que algo precisa ser melhorado. Caso precise aplicar este tipo de feedback, certifique-se do estado emocional do colaborador, escolha um momento longe de conflitos e faça com que entenda que a avaliação visa ao aperfeiçoamento.
    • Construtivo: esse tipo de feedback, ao mesmo tempo em que aponta um possível problema, também sugere um caminho para solucioná-lo e, por isso, a avaliação pode ser construtiva. 
    • Pessoal: geralmente, o feedback pessoal se trata do comportamento do colaborador perante as responsabilidades no ambiente de trabalho. É primordial que se tenha empatia e flexibilidade em alguns casos e se compreenda o colaborador, histórico, cargo, idade e as motivações para apresentar tais comportamentos, considerados inapropriados.

 

Dito isto, para que sua empresa possa implementar a cultura de feedback é fundamental seguir alguns pontos. Confira:

 

Crie um ambiente apropriado

O primeiro passo para implantar a cultura de feedback é criar um ambiente adequado, permitindo que o colaborador se sinta seguro e confortável para compreender que essa prática é positiva.

 

Tenha empatia

Os funcionários devem ser treinados para entender que as críticas são construtivas. Por isso, tenha empatia ao expor algum ponto de atenção e não se esqueça de deixar claro ao colaborador que ele é valorizado e suas dificuldades são vistas como oportunidades de progresso e não como fraquezas.

 

Mantenha a constância nos feedbacks 

As avaliações e diálogos devem ser regulares, fazendo parte do cotidiano da empresa. Desse modo os colaboradores entendem como funciona a prática e, consequentemente, passam a ficar mais confortáveis com os feedbacks.

 

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