Como medir indicadores de produtividade na sua empresa
A produtividade de um negócio pode ser avaliada de diversas formas, pois cada equipe tem suas particularidades, suas tarefas diárias e argumentações. Pensando nisso e nas inúmeras dúvidas dos gestores quando o assunto é avaliar a produtividade da equipe, preparamos um artigo sobre esse tema, trazendo também quais são os principais indicadores de produtividade utilizados pelas empresas. Acompanhe!
O que são indicadores de produtividade
Os indicadores de produtividade são ferramentas que auxiliam uma organização a avaliar o processo produtivo das suas equipes. Eles também auxiliam na otimização dos processos, o que, consequentemente, gera mais qualidade na produção.
Ao medir a produtividade, é possível constatar o quanto cada colaborador ou equipe conseguiu produzir em determinado período e quais foram os recursos utilizados. Isso gera um parâmetro de qualidade e produção para a empresa.
Quando uma análise mostra que um valor está abaixo do esperado, é hora de traçar uma nova meta, com base nos principais indicadores. É por meio dessas avaliações que as empresas conseguem seguir os caminhos necessários para o seu crescimento, podendo adotar medidas a partir de análises e resultados efetivos e não de intuições.
Quais são os principais indicadores
Quando falamos de produtividade, não existe conjunto ideal de indicadores a serem medidos. É preciso considerar o objetivo de cada equipe, as particularidades da atividade, o perfil dos profissionais que desempenham aquela função, dentre outras possíveis variáveis. Confira alguns tipos de indicadores de produtividade:
- Indicadores de qualidade
Os indicadores de qualidade fazem uma análise do resultado final preestabelecido pela empresa ou exigido pelos clientes.
- Indicadores de capacidade
Mostram a key performance (performance-chave) dos seus colaboradores em determinado tempo. Com esse indicador, é possível saber qual é a média de tempo para cada processo e fazer uma análise do tempo necessário para cada um.
- Indicadores estratégicos
Com esses indicadores, é possível analisar se as metas e os objetivos da empresa estão sendo alcançados. Quando abaixo da média, é preciso mudar as práticas.
- Indicadores de lucratividade
Permite que a gestão analise o lucro líquido da empresa para saber a lucratividade de cada projeto. Isso ajuda a ter um “norte” sobre os planos financeiros da organização.
- Indicadores de competitividade
Avalia a empresa em relação aos concorrentes no mercado. Com este indicador, é possível saber qual é a parcela que a sua empresa ocupa no mercado em que atua.
- Indicadores de turnover
É ele que mostra quantas pessoas entraram e saíram da empresa em determinado período de tempo. Sabemos que a produtividade de uma empresa depende dos colaboradores. Dessa forma, se o nível de rotatividade de uma empresa é alto, o padrão de qualidade também fica comprometido e, por isso, é importante ter atenção a esse indicador.
Exemplos de indicadores de produtividade
Depois de conhecer os conceitos envolvendo eficiência dentro do ambiente profissional, é hora de conhecer as ferramentas disponíveis para quantificar os resultados de sua empresa. Conheça as principais métricas utilizadas no que diz respeito à produtividade:
- CAC (Custo de Aquisição de Clientes)
De forma resumida, esse indicador apresenta o quanto sua companhia gastou para adquirir um novo cliente. O cálculo envolve a divisão dos valores investidos nessa prospecção pela quantidade de clientes conquistados. Quanto menor for esse valor, mais eficiente sua empresa tem sido em angariar novos consumidores.
- Ticket médio
Métrica que indica uma média de quanto seus clientes têm gasto com sua empresa. Divide-se o faturamento mensal pelo número de clientes ativos no período.
- Churn (índice de cancelamento)
Essa é a taxa de clientes que sua empresa perdeu, em certo período. Esse valor tem que ser o mais baixo o possível. Do contrário, é preciso agir para frear esse movimento negativo.
- ROI (Return On Investment, ou Retorno sobre Investimento)
Essa métrica aponta o quanto você ganha por investir em certo projeto, considerando o custo inicial e o retorno financeiro obtido. Seu cálculo utiliza o valor aplicado e quanto foi obtido de retorno – lembrando que, quanto mais alto o ROI, da empresa ou do projeto, melhor.
Como implantar esses indicadores na sua empresa?
Além de, claro, melhorar a produtividade, esses indicadores contribuem com muitos benefícios, como ter uma visão mais ampla do que acontece na organização, otimização dos processos, acesso a informações precisas, decisões efetivas e melhora da qualidade das entregas.
Os indicadores contribuem para engajar as equipes e mantê-las informadas sobre todos os processos, metas e resultados, fazendo com que as decisões sejam cada vez mais assertivas e transparentes.
E, neste sentido, contar com o apoio da tecnologia durante esta etapa, por meio das ferramentas e profissionais corretos, é fundamental. Além de garantir maior agilidade e segurança, a taxa de eventuais erros é reduzida a praticamente zero.
Por exemplo, hoje há um vasto mercado que oferece inovadores soluções em aspectos como planejamento, desenvolvimento empresarial e até mesmo gerenciamento de capital humano. São pontos que, ainda que estejam no background dos resultados de produtividade, fazem grande diferença ao final.
Como a Miranos pode ajudar a sua empresa?
A Miranos é especialista em implantações como essas e está totalmente inserida no ambiente de segurança para bons planejamentos e desenvolvimento empresarial. Por trás da produtividade, há muitas atividades a serem desenvolvidas.
Uma das possibilidades da plataforma Miranos é implantar esses indicadores de acordo com o objetivo da organização, oferecendo confiança e segurança para as equipes. Somos especialistas em gestão e planejamento e podemos ajudar você nesse processo de implementação. Conte-nos o que você precisa para que a produção da sua equipe aumente. Fale com a gente!