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Como medir a efetividade do RH?

Como medir a efetividade do RH?

Acompanhando os avanços tecnológicos, as constantes transformações no mundo do trabalho e novas atribuições que surgem nesse processo, a cobrança por efetividade vem aumentando no setor de RH, afinal, a gestão de recursos humanos é considerada atualmente uma das áreas mais importantes em uma organização. Apesar disso, ainda há muitas dúvidas sobre como medir a performance do RH. 

Isso acontece porque o setor tem responsabilidades que podem parecer, num primeiro momento, difíceis de serem quantificadas, como a gestão de pessoas, a garantia do bem-estar físico e mental, a promoção de motivação entre os colaboradores, além do zelo pelo bom clima organizacional no ambiente de trabalho. Porém, em seu dia-a-dia, é possível definir indicadores sobre a eficácia das ações realizadas e assim otimizar a atuação do setor. 

Atualmente, temos à disposição  ferramentas tecnológicas que auxiliam no desenvolvimento do setor e nesse processo de acompanhamento de métricas. As empresas investem cada vez mais em uma gestão eficiente de pessoas, ou seja, em um RH mais humanizado e tecnológico, moderno em todos os sentidos. E, para ajudar na missão de medir a efetividade e a eficácia do RH da sua empresa, preparamos este artigo que apresenta e explica como funcionam os principais indicadores de desempenho do setor. Acompanhe.

 

O que significa ser eficaz no setor de recursos humanos?

A transformação digital resultou em evolução no trato de pessoas, impactando diretamente o setor de recursos humanos. Este processo exigiu novas abordagens na humanização nas empresas, principalmente depois da pandemia do Covid-19, em que houve o desafio de  adaptar os modelos tradicionais de trabalho para novas modalidades, como o home office. 

Nesse contexto, acelerou-se a busca das organizações por uma relação mais assertiva com os colaboradores, consolidando no mercado atual o RH estratégico, um conceito na gestão e desenvolvimento de pessoas que entende que os profissionais são parte essencial da estratégia de negócios. Assim, o RH soma a suas atividades operacionais também a função de implantar medidas que visam melhorar o desempenho e o desenvolvimento dos colaboradores, buscando  sempre altas performances para alcançar os melhores resultados

Assim, um RH efetivo e eficaz dentro do contexto moderno do setor, é aquele que é capaz de manter a produtividade na relação entre empresa e colaborador, agindo com rapidez para identificar e resolver problemas de gestão de pessoas e aproveitar oportunidades que surgem no mercado.

 

Os indicadores de RH são a chave para uma gestão mais eficaz

Assim como em outros setores das organizações, definir indicadores de performance para o setor de recursos humanos, conhecidos também como KPIs (Key Performance Indicators), é de extrema importância para o RH. Eles atuam como instrumento de avaliação do cenário real de uma empresa, ajudando a identificar possíveis ameaças, e conduzindo os gestores em suas tomadas de decisões. 

Os indicadores são ferramentas essenciais na gestão de pessoas pois, a partir do seu  acompanhamento, o RH é capaz de pensar de uma forma estratégica, e tomar ações para reduzir os custos com a alta rotatividade de funcionários, absenteísmo, dentre outros possíveis fatores importantes para a saúde financeira e bem-estar organizacional. 

Também se torna mais fácil confirmar a importância de investir em determinadas estratégias, a depender do problema identificado, como por exemplo mudanças no pacote de benefícios, criação de PDI’s (planos de desenvolvimento individual), compra de cursos, workshops, dentre diversas outras possibilidades. Isso porque o acompanhamento de indicadores, antes e depois de tomar a ação, é o que permite medir o impacto da estratégia adotada e portanto, dá ao RH a oportunidade de provar o retorno sobre o investimento realizado.

 

Quais os principais indicadores de RH?

Os indicadores podem variar de acordo com o porte da empresa, o número de funcionários e até mesmo a natureza do trabalho executado. Entretanto, vale a pena conhecer quais são os principais tipos de indicadores para o setor de recursos humanos e a partir daí identificar quais são mais relevantes para incluir no planejamento da sua organização. 

 

Reunimos aqui alguns dos principais indicadores utilizados atualmente. Confira:

  • Absenteísmo – é o que corresponde à prática de abster-se, ou seja, é um indicador utilizado para medir a soma de ausências por faltas, atrasos ou saídas antecipadas dos funcionários durante o período de trabalho. 
  • Turnover – ou índice de rotatividade, é um dos indicadores mais relevantes para medir o desempenho do setor de RH. Esta métrica é utilizada para identificar qual a quantidade de pessoas que entram e saem da empresa dentro de determinado período. 
  • Índice de retenção de talentos – assim como o índice de rotatividade, a de retenção de talentos é um dos mais importantes para o RH de uma empresa. Esta métrica ajuda a entender se o setor de recrutamento e seleção está conseguindo adotar as práticas eficientes para a manutenção dos times, evitando a saída de talentos indispensáveis para o crescimento da organização.
  • Clima organizacional – conhecido como índice de satisfação dos colaboradores, é um indicador com inúmeras particularidades, e está diretamente ligado à rotina e cultura de uma empresa. E é de extrema importância, pois uma equipe satisfeita com o clima organizacional produz mais e obtém melhores resultados, contribuindo com crescimento e sucesso da companhia.
  • Investimento em treinamento – também é um indicador de RH muito avaliado pelas empresas, pois ajuda no direcionamento de recursos de uma forma inteligente, potencializando o desenvolvimento individual e coletivo dos profissionais. Existem diversas formas de mensurar se o investimento foi positivo, como a taxa de adesão, média de treinamentos e taxa de abandono.
  • Índice de reclamações trabalhistas – o objetivo aqui é indicar se há falhas na gestão, descumprimento dos direitos trabalhistas, problemas no ambiente de trabalho, dentre outros fatores que possam trazer transtorno à empresa, como problemas legais e despesas judiciais. Monitorar estes índices de reclamações demonstra que há um zelo pelos funcionários, e cumprimento das leis do trabalho.

 

Existem ainda diversos outros indicadores que podem ser usados pelo RH, como nível de satisfação com salários, benefícios, avaliação das lideranças, dentre tantos outros fatores. É preciso identificar o que é importante para o seu negócio e principalmente, não apenas medir, mas entender quais as causas do valor desse indicador. Um alto índice de absenteísmo, por exemplo, pode ser ocasionado por problemas de condições de trabalho, como falta de ergonomia ou problemas no deslocamento. A partir daí, é preciso entender quais ações devem ser tomadas. Nessa situação, por exemplo, podemos mudar o horário de trabalho para meia hora a frente para evitar horário de pico no transporte? O que podemos fazer para melhorar a ergonomia do ambiente de trabalho? Tão importante quanto obter os dados, é agir sobre eles. 

Da mesma forma, o acompanhamento desses indicadores pode ajudar a identificar fatores positivos. Um baixo índice de turnover pode mostrar que o colaborador está satisfeito com suas condições de trabalho, se sente valorizado, se identifica com a cultura da empresa e suas lideranças, dentre outras possibilidades. 

A chave para a efetividade no setor de RH, portanto, é o contínuo processo de análise e melhoria, identificando sempre os pontos fortes a serem mantidos e as fraquezas a serem corrigidas.

 

Como a Miranos pode ajudar sua empresa a medir a eficiência do RH?

Para facilitar o acompanhamento dos indicadores, a tecnologia é uma grande aliada. Na plataforma Miranos, você encontra soluções para modernizar e agilizar a implantação de diversas ferramentas essenciais para monitorar o desempenho do seu setor de recursos humanos, como avaliações de desempenho, pesquisas (nps, clima, pulso), sistemas de reconhecimento, feedback, tudo integrado a ferramentas de planejamento estratégico que permite aos gestores terem uma visão 360° de suas equipes, e da organização em um todo.

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