Como definir OKRs de maneira assertiva?
Conheça mais sobre essa metodologia e como implantá-la com sucesso.
Afinal, o que são OKRs?
OKR (Objetivos e Resultados-Chave, em português) é uma metodologia para gestão ágil de desempenho (definição, criação e acompanhamento de metas) criada pelo ex-CEO da Intel, Andrew S. Grove, e adotado por diversas empresas do Vale do Silício, como Google, Twitter, LinkedIn, Dropbox e GoPro. Surgindo como uma resposta a dificuldade das startups em implementar metodologias tradicionais de gestão, esse framework se destaca pela flexibilidade em se adequar aos mais diferentes objetivos de negócio.
De forma resumida, OKRs são um conjunto de objetivos inter-relacionados que, quando alcançados de forma individual ou coletiva, contribuem para os objetivos macro de uma organização. Eles são importantes para que o profissional entenda o seu escopo de trabalho e saiba onde direcionar seus esforços e onde não gastar energia. Pela característica de enfatizar a comunicação clara e objetiva, essa metodologia contribui para melhorar a gestão do negócio e das pessoas, pelo efeito de alinhar as intenções das equipes, e tornar mais fácil aos times trabalharem focados em um mesmo objetivo.
Qual a importância da metodologia OKR?
Com o aumento do número de pessoas nas equipes e o crescimento da empresa, alguns desafios começam a aparecer para os gestores, principalmente nas áreas de comunicação e externalização da estratégia da empresa.
Um estudo realizado pela Leadership IQ com 400 empresas revelou que apenas 15% dos colaboradores acreditam que suas atividades contribuem diretamente com os objetivos da empresa. Isso porque nem sempre os objetivos da empresa estão claros para todas as pessoas.
Ou seja, para o crescimento sustentável de uma organização, é fundamental que todos os colaboradores estejam alinhados com a metodologia de gestão e saibam responder algumas questões como:
- Quais são as prioridades da empresa?
- O que eu estou fazendo para atingir os objetivos da empresa onde trabalho?
Pensando nisso, os OKRs surgiram para auxiliar nesta gestão que nem sempre é de fácil compreensão, pois tudo começa no planejamento.
Como implantar e definir OKRs?
A implantação de OKR se baseia, de forma resumida, no complemento de duas frases: “Eu vou” (objetivo), “medido por” (conjunto de resultados-chave).
O objetivo consiste numa declaração concisa e direta da direção desejada pela empresa. Ex: “Eu vou expandir minha base de clientes”, “Eu vou diversificar meu portfólio de produtos”, etc. Um bom objetivo deve ser de fácil compreensão, de forma a que todos consigam imaginar seu impacto.
Já os resultados-chave dizem respeito diretamente às metas necessárias para atingir esse objetivo, sendo geralmente um conjunto de 2 a 5 por objetivo. Por exemplo: “Irei prospectar 50 leads por mês”, “Fecharei 5 parcerias nesse semestre”, etc. Resultados-chave, ou KRs, também devem ser, acima de tudo, mensuráveis, e também devem estar atrelados com um prazo.
E como isso funciona na prática? Tudo começa com o gestor da empresa. Esse processo pode variar de acordo com a hierarquia e a organização interna da organização, mas o fato é que sempre os objetivos devem vir do topo da organização. A partir dos objetivos, a construção das metas, ou seja, dos KRs, deve ser feita em conjunto direto com quem será responsável pela realização daquele objetivo. Por exemplo, se uma organização tem como um de seus objetivos o aumento de participação de mercado, o objetivo pode surgir dentro do nível administrativo superior, e as metas alinhadas com o diretor comercial e o gerente de vendas, em conjunto.
Outro ponto importante é como as metas devem estar ligadas a períodos realistas, assim as equipes se concentram de forma mais assertiva para cada tarefa. É preciso também ter instrumentos para monitorar e avaliar como estão sendo desempenhadas as tarefas e, claro, celebrar quando forem conquistadas.
5 dicas de como definir OKRs de maneira assertiva
1. Antes de iniciar a definição e escrita dos seus OKRs, é importante que o propósito da empresa e suas estratégias estejam claras para os envolvidos.
2. Defina a periodicidade dos OKRs para as avaliações de desempenho, ou seja, elas terão um ciclo anual, semestral, trimestral?
3. Seja transparente com a sua equipe.
4. Com base nos OKRs da empresa, grupos menores podem definir seus próprios OKRs trimestrais, de acordo com a estrutura, ou seja, processos e produtos da empresa.
5. OKRs não devem ser definidos de forma isolada. A pergunta é: “quem precisa atuar em conjunto de forma colaborativa para atingir os OKRs”?
Uma vez definidos os OKRs, faça reuniões periódicas de acompanhamento. São os chamados “check-ins” de OKR, ou seja, reuniões curtas, de 15 a 30 minutos por semana, para atualizar os resultados e avaliar possíveis prioridades.
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