Blog

Como criar uma pesquisa de clima organizacional

Como criar uma pesquisa de clima organizacional

A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta utilizada para avaliar as opiniões, os sentimentos, as percepções e as expectativas dos colaboradores em relação a diversos fatores pertinentes à manutenção do clima organizacional da empresa, como oportunidades de crescimento, gestão, relações de trabalho, meio ambiente, entre outros.

Sabendo dos benefícios trazidos por uma pesquisa de clima, entenda como fazer a avaliação com o seu time, levando em consideração o atual cenário da empresa, o número de colaboradores e como essa pesquisa será planejada.

 

1º passo: planeje

Saiba qual é o objetivo da pesquisa para que possa planejar as ações de forma mais assertiva. Assim, você pode, por exemplo, identificar um problema de um determinado setor da empresa ou investigar quais são as razões pelas quais uma falha possa estar acontecendo.

Para tanto, a estrutura da pesquisa também precisa ser organizada. Uma boa dica é separar as perguntas por assuntos. Isso facilita as respostas dos colaboradores.

Enquanto planeja, considere os seguintes quesitos:

 •  Data em que a pesquisa será aplicada;

 •  Data em que a pesquisa será analisada;

 •  Tempo de duração da pesquisa; 

 •  Responsável pela aplicação da pesquisa;

 •  Responsável pela análise dos resultados;

 •  Data e forma de divulgação dos resultados (essa parte é fundamental para que as pessoas sintam-se realmente parte da organização).

Assim, já podem criar o questionário com base no objetivo pretendido. Abaixo, separamos alguns exemplos de perguntas que são indispensáveis para uma pesquisa de clima organizacional:

 •  Considera o volume de trabalho alto?

 •  Está satisfeita(o) com a flexibilidade de horário?

 •  A distribuição de tarefas é adequada ao setor de trabalho?

 •  Os salários e benefícios atendem às expectativas?

 •  É possível ter uma comunicação interna satisfatória?

 •  O líder apresenta-se como uma referência positiva?

 •  Sente-se confortável e seguro no espaço físico de trabalho?

 

2º passo: comunicação prévia da pesquisa

Antes de fazer a pesquisa, é importante comunicar as equipes e falar sobre o motivo de sua realização, pois ninguém gosta de ser pego de surpresa. Isso contribui para o engajamento e união entre as equipes com os objetivos da empresa.

 

3º passo: como fazer a pesquisa de clima

Em uma pesquisa de clima organizacional, o ideal é que todos os colaboradores participem, tanto líderes como liderados. Para que as pessoas se sintam mais seguras, uma opção é manter as respostas anônimas. Desta forma, todos terão liberdade para falar como realmente se sentem.

Entretanto, a participação precisa ser voluntária. Contudo, quando há o engajamento com uma boa comunicação, antes da aplicação da pesquisa, geralmente as pessoas já se sentem motivadas a participar.

 

4º passo: análise dos resultados

Comece organizando as respostas e separando-as por categorias. Isso pode ajudar a explorar melhor os resultados. Uma boa opção para auxiliar na leitura desses dados é criar balões de palavras com as expressões que mais aparecem em respostas abertas, por exemplo. 

O teste de clima organizacional tem como objetivo identificar os principais pontos positivos para que eles sejam valorizados e aprimorados, e os negativos que precisam ser corrigidos. Assim o clima corporativo ficará mais leve.

É fundamental que medidas sejam tomadas, já que as pessoas se envolveram nesta pesquisa. 

 

5º passo: divulgação dos resultados

Nesta fase, cumpre-se o objetivo da pesquisa. É importante comunicar o resultado, as atividades as quais serão as próximas ações a serem realizadas para a melhoria do ambiente organizacional.

Todo processo de pesquisa organizacional movimenta um grande número de pessoas e opiniões. O resultado pode ser divergente em diversos pontos, por isso a atenção e a imparcialidade devem estar presentes do início ao fim do processo, com o único objetivo de contribuir para o bom clima organizacional da empresa, mas principalmente para o bem-estar de quem desempenha as suas atividades.

 

Use a tecnologia a seu favor

Como já abordamos, o volume de dados de uma pesquisa de clima organizacional é geralmente muito grande, por isso, é sempre recomendado que você utilize um meio tecnológico para facilitar a captação, organização e análise dos dados da pesquisa.

A pesquisa de clima organizacional faz parte do nosso pacote de soluções, junto a diversos outras ferramentas para seu time de gestão de pessoas. Com a Miranos, é muito fácil montar sua pesquisa personalizada e coletar respostas dos colaboradores por meio dos navegadores ou do nosso aplicativo.

 

Aproveite nossas condições especiais para novos assinantes! Clique no banner abaixo e se inscreva.

Campanha de Aniversário Miranos

 

Nunca foi tão fácil gerir um time vencedor
e engajado à missão de sua empresa.

Pronto(a) para esta parceria de sucesso?