Como avaliar as metas dos colaboradores diariamente
Para muitos gestores, avaliar as metas dos colaboradores pode não ser uma prioridade, mas o que muitos ainda não compreendem é que, avaliar o desempenho dos profissionais, consequentemente, contribui para o bom desenvolvimento da empresa.
Isso porque, é possível alinhar as expectativas de acordo com os objetivos da organização e, principalmente, alinhar as expectativas dos colaboradores, deixando-os cientes do caminho que irão percorrer para um denominador comum.
Neste artigo, vamos abordar diversos tópicos em torno desse assunto, que podem ajudar muitos profissionais a ter mais clareza, assertividade e bons resultados para suas empresas.
Como é avaliar as metas dos colaboradores
De acordo com a necessidade da organização, a avaliação de metas é feita para mensurar a performance dos colaboradores ou áreas específicas da empresa. Esse acompanhamento ajuda a entender como está a produtividade da pessoa, ou seja, se está em um nível adequado ou se precisa evoluir.
Isso é realizado a partir de uma análise de competências e desempenho, ou seja, de habilidades técnicas e comportamentais, sendo possível traçar um plano estratégico de acordo com a necessidade da pessoa ou time, como treinamentos, promoção, bonificação, desligamento etc.
A avaliação de metas proporciona uma visão estratégica para a empresa, pois coloca em evidência pontos fortes e pontos de melhoria, no que diz respeito ao colaborador ou equipes. Desta forma, fica mais fácil traçar caminhos para aprimorar processos e gerar melhores resultados para a organização.
Como avaliar os colaboradores da sua empresa
Há diversos formatos de avaliação que podem ser elaborados com base na necessidade da empresa, um deles é a tabela com seis colunas. Acompanhe e entenda seu objetivo:
Na primeira coluna, são listados os itens a serem avaliados, por exemplo: qualidade no trabalho, empenho, conhecimento, pontualidade, trabalho em equipe, atingimento de metas, criatividade e outros pontos que sejam relevantes para a sua empresa.
Nas outras cinco colunas, deve-se indicar alternativas como: ótimo, bom, regular, sofrível e fraco. Normalmente, essa tabela é preenchida pelo superior imediato do colaborador, mas isso depende de como é formada cada equipe.
A Matriz Nine Box, por exemplo, também pode ser utilizada para avaliar o desempenho dos colaboradores. É importante ressaltar que essas avaliações não estão focadas somente no crescimento da empresa. É uma visão do todo: quando as equipes estão alinhadas – com clareza – com os objetivos das organizações, consequentemente, haverá mais produtividade, proatividade e bons resultados.
O que fazer para as metas serem alcançadas
Antes de começar a construção de uma avaliação de desempenho, tenha clareza sobre alguns aspectos importantes para a empresa e para o colaborador. Abaixo, deixamos algumas dicas de como começar.
• Defina claramente os objetivos da empresa;
• Seja claro e objetivo com as pessoas que trabalham na organização em relação às metas, avaliações de desempenho e, principalmente, à missão da empresa.
• O que o colaborador deve saber antes de começar seu trabalho na organização?
• Planeje e coloque em prática as tarefas que devem ser feitas para, então, alcançar o crescimento da companhia. Todos fazem parte desse desenvolvimento, portanto, a clareza é fundamental.
Como medir a performance de pessoas
Há alguns métodos para fazer isso, que podem mudar de acordo com cada empresa. Vamos ver alguns exemplos:
• Avaliação de desempenho por pesquisa de campo: processo de avaliação que auxilia o especialista de Recursos Humanos a entrevistar os gestores e avaliar o desempenho das pessoas da equipe. Feito isso, é hora de fazer uma reunião para definir como será organizada a trajetória de melhoria de cada colaborador.
• Avaliação de desempenho por incidentes críticos: este método se atenta somente às atitudes extremas, ou seja, muito positivas ou muito negativas, deixando de lado o desempenho normal – aquele já esperado. Ao ser constatada a quantidade de cada tipo de “incidente crítico”, o gestor pode avaliar quais são os pontos fortes e fracos de cada colaborador e traçar um método de melhoria.
• Avaliação de desempenho por objetivos: este é um dos métodos mais utilizados e que traz mais resultados. Isso porque parte de uma conversa entre líder e liderado. Eles analisam juntos os objetivos da empresa e o desempenho do colaborador, definem metas e objetivos e como alcançá-los. A periodicidade de avaliação é definida entre eles, e então os trabalhos começam.
• Avaliação de desempenho por competência: este método tem como base a ideia de que o próprio colaborador pode identificar seus pontos fortes e fracos. O gestor e a equipe de Recursos Humanos ajudam a identificar se essas competências se encaixam nas metas e objetivos da organização. Os principais objetivos desse tipo de avaliação são:
1. Determinar os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para que o colaborador atinja o melhor desempenho em cada função.
2. Auxiliá-los a identificar suas próprias competências e o que precisa ser desenvolvido.
3. Desenvolver um plano para alcançar as metas.
Há muitas formas de avaliação para melhores resultados que podem ser estudadas de acordo com o que a organização necessita. E é muito importante para nós, da Miranos, sabermos o que você precisa para colocar esse plano em prática.
Como a Miranos pode ajudar a sua empresa?
Uma das possibilidades da plataforma Miranos é gerar a avaliação de acordo com o seu objetivo, oferecendo segurança e confiança aos envolvidos. Somos especialistas em gestão e planejamento e podemos ajudar você nesse processo. Fale com a gente!