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Como avaliar a liderança com alguns passos

Como avaliar a liderança com alguns passos

Conheça os benefícios do feedback empresarial!

Já dizia o filósofo grego, Platão: “conhece-te a ti mesmo”. Seu conselho está certo, mas não é fácil seguir. Todos nós temos pontos cegos, lacunas e distorções em nossas percepções. Uma das melhores maneiras de um líder conhecer a si mesmo é se observar, por meio dos olhos das outras pessoas. Neste artigo, vamos descobrir como avaliar a liderança com alguns passos simples.

Saber como as pessoas veem o líder pode ajudá-lo a entender as razões de algumas atitudes vindas da equipe. Para isso, compreender como os outros percebem o líder é o primeiro passo. 

Estar disposto a mudar comportamentos prejudiciais ao desenvolvimento da liderança é o segundo e mais crítico passo. Quando as ações são alteradas, o líder pode liderar os outros de maneira mais eficaz, conquistando respeito, confiança e lealdade.

 

Como os feedbacks podem ajudar?

A Avaliação 360º de Liderança é uma ferramenta de avaliação na qual um líder recebe feedback da equipe em diversos níveis. Os resultados das avaliações apresentam o retorno de chefes, pares, subordinados e outros, proporcionando ao líder um retrato pessoal do seu jeito de ser, enquanto profissional. 

Usando as pesquisas de forma eficaz, os resultados destacarão os pontos fortes da liderança, bem como as necessidades de desenvolvimento do profissional. Para obter o benefício desta avaliação, é importante que o líder aborde o processo de autoavaliação com uma atitude positiva, objetiva – e não defensiva. 

O líder pode fazer o melhor uso dos resultados, assumindo que o feedback pode ser justo e preciso. É importante que eles entendam a importância de receber, com confiança e objetividade, as informações deixadas no feedback.

 

Como é feito o processo de avaliação?

 •  Etapa 1: design de entrevista e pesquisa

 •  Etapa 2: administração e processamento de dados

 •  Etapa 3: apresentação do relatório e gráficos do feedback

 •  Etapa 4: plano de ação (Plano de Desenvolvimento Individual – PDI)

 •  Etapa 5: acompanhamento

 

Passos de como avaliar a liderança e estruturar as questões de feedback

Desenvolvimento estratégico

 1. Proporciona uma visão clara do conceito ou negócio

 2. Define objetivos e estratégias operacionais

 3. Garante alinhamento entre as equipes

 4. Desenvolve indicadores de desempenho

 

Solução de problemas

 1. Identifica problemas futuros

 2. Contribui com ideias e sugestões criativas para a organização

 3. Incentiva a autorresponsabilidade

 4. Sugere a proatividade

 

Tomada de decisão

 1. Facilita as atividades entre o grupo de trabalho

 2. Contribui para assertividade nas decisões

 3. Considera impacto das decisões

 4. Identifica o caminho a seguir

 

Desenvolver pessoas

 1. Fornece uma avaliação de desempenho precisa

 2. Ajuda as pessoas a lidarem com desafios

 3. Avalia o desempenho do colaborador de forma humanizada

 4. Define metas e padrões claros para a organização

 

O feedback multinível ou avaliação 360 de liderança é uma estratégia organizacional para ajudar os gerentes em todos os níveis a se tornarem mais eficazes, aumentando a autoconsciência e a autocompreensão entre as equipes. A Miranos tem uma funcionalidade específica para isso, já presente em diversas empresas pelo país.

Nunca foi tão fácil gerir um time vencedor
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