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Como alcançar uma gestão eficiente e eficaz de recursos humanos na sua empresa?

Como alcançar uma gestão eficiente e eficaz de recursos humanos na sua empresa?

Se antigamente o departamento de recursos humanos era visto apenas como operacional, hoje é considerado uma área estratégica na gestão das empresas. Essencial para o desenvolvimento de um cultura de alta performance, a gestão eficiente de Recursos Humanos se tornou uma das atividades mais importantes em qualquer organização, sendo por muitos considerada o coração das empresas. Hoje, o RH é mais do que o responsável por contratações e obrigações trabalhistas, é quem fomenta a cultura empresarial, o desenvolvimento pessoal e profissional, a saúde, o bem estar, e diversos outros elementos importantíssimos para que se obtenha o melhor desempenho dos colaboradores. 

Diante de um cenário cada vez mais competitivo, muitas empresas têm aumentado o investimento em tecnologia e ferramentas auxiliares para seus setores de Recursos Humanos, além de investir no desenvolvimento de seus integrantes, oferecendo diversas formas de qualificação, como treinamentos, cursos, workshops, dentre outros. Afinal, com o aumento da sua importância estratégica, aumenta a responsabilidade e a necessidade do setor atuar de uma forma mais eficiente e eficaz.

Essa mudança de paradigma, com a responsabilidade do setor passando a incluir fatores como o clima organizacional, a retenção e desenvolvimento de talentos, dentre outros, é a consolidação no mercado do que é conhecido como RH estratégico.

Neste conteúdo, vamos falar sobre o que significa essa mudança, quais são os problemas que o RH eficiente resolve e, por fim, dicas sobre como melhorar a efetividade do setor.

 

O RH moderno: o que mudou?

Ao longo do tempo o RH se humanizou. Enquanto a evolução digital modificou as ferramentas  tecnológicas e até mesmo os espaços de trabalho, transformações no ambiente social fizeram com que a relação entre empregador e empregados, lideranças e liderados, também evoluísse. Nessa nova configuração do mundo corporativo, a  comunicação assertiva e o bem-estar entre colaboradores e empresas passou a ser prioridade, diferente do que se via antes, quando o setor de recursos humanos (muitas vezes chamado também de Departamento Pessoal) era apenas voltado para a gestão burocrática de pessoas e equipes. Hoje a maior parte das empresas atribui ao RH uma missão diferenciada, organizacional e multidisciplinar, e, embora ainda seja uma área operacional, a função passa a ser também estratégica, visando obter os melhores resultados na relação entre colaboradores e empresas

Houve também uma revolução tecnológica no setor, chamada de RH 4.0, impulsionada pela necessidade das empresas se adaptarem às novas dinâmicas, como o trabalho remoto e híbrido. Assim, a adoção de novas tecnologias se tornou essencial para desenvolver e otimizar os processos de forma ágil, eficiente e escalável, rompendo barreiras físicas e tornando mais simples e práticos processos do dia-a-dia. 

Assim, o RH moderno é pautado pela união da otimização de processos pelo uso da tecnologia e pelo foco nas pessoas; seu desenvolvimento, desempenho, satisfação, e potencial, bem como nos interesses da empresa nessa relação, buscando assim, obter os melhores resultados nessas combinações e adotando ações e medidas para potencializar indivíduos e times.

 

Problemas que um RH eficiente resolve

Como vimos, essa mudança de paradigmas que ocorreu no setor de recursos humanos veio para resolver novos desafios do mundo do trabalho. Quando falamos de efetividade, falamos diretamente de aumentar a capacidade do RH não só de operar suas atividades cotidianas, mas de identificar, medir e agir para resolver os problemas que possam surgir na relação entre empresa e colaborador, garantindo o melhor resultado para ambas as partes. 

 

Para trazer um exemplo mais prático, listamos abaixo alguns dos problemas comuns que uma gestão eficiente de RH pode resolver:

 

  • Falta de perspectiva: quando os colaboradores não têm perspectiva acerca de seu futuro na empresa, seu desempenho, geralmente, fica afetado. Um RH eficiente consegue traçar um panorama do desempenho do colaborador e agir quando percebe uma grande oscilação. A avaliação de desempenho periódica é uma das ferramentas usadas nesse processo, ajudando a dar direcionamentos para que empresa e empregado alcancem seus objetivos. 
  • Falha na comunicação interna: a troca de informações e transparência dentro de uma empresa é o que permite que os colaboradores estejam conscientes do que acontece na empresa. Quando o fluxo de troca de informações é claro, eficiente e constante, evita-se ruídos e conflitos. O RH pode atuar nessa frente, não apenas medindo a eficácia das comunicações internas, mas por meio da implantação de ferramentas e processos que auxiliem a tornar esse fluxo mais natural e eficiente.
  • Falta de feedback: quando um profissional não recebe nenhum tipo de retorno, ele tende a se sentir distante do trabalho que executa. Por isso, a cultura de feedback estabelece um papel fundamental e importante em uma empresa. A prática do retorno para os profissionais sobre suas ações e resultados é indispensável para um melhor desempenho da equipe.
  • Turnover alto e perda de talentos potenciais: diz respeito a rotatividade de pessoal, o fluxo de entrada e saída de novos colaboradores. Saber reduzir a taxa de turnover é fundamental para medir o fluxo de rotatividade, além de ser um índice de saúde organizacional do negócio. Por meio da aplicação de pesquisas e outras técnicas, o RH é capaz de identificar os motivos para o alto turnover e tomar medidas efetivas para reduzi-lo. 

 

Dicas para uma gestão eficiente

Após compreender o cenário do setor de recursos humanos e quais são os problemas que ele busca superar, é hora de falarmos um pouco sobre quais ações podem ser tomadas para se alcançar maior eficiência neste setor! 

 

Confira as dicas que separamos para você:

 

  • Alinhe as expectativas – a comunicação é fundamental para uma gestão centrada em pessoas. É crucial que as expectativas estejam alinhadas, tanto da parte da empresa para o colaborador, quanto do colaborador para a empresa.
  • Preze pela transparência: ser transparente sobre a empresa, as regras e a cultura organizacional, é fundamental para o colaborador, pois ele necessita desta comunicação para se desenvolver profissionalmente na empresa. Um colaborador feliz é aquele que se identifica com os valores da empresa e se sente confortável fazendo parte da equipe. 
  • Valorize a colaboração e a produtividade: garantir que seus colaboradores se sintam valorizados, faz toda a diferença na rotina diária da empresa. É importante frisar as pesquisas de clima organizacional como ferramentas importantes para as empresas identificarem os sentimentos da equipe em relação a empresa. Trate seus funcionários com respeito, dê valor ao trabalho de cada um, mostre a sua equipe que ela é importante e mantenha este engajamento, isso ajudará na produtividade e no desenvolvimento das tarefas, a fim de atingir os objetivos definidos.
  • Integre novos colaboradores: Elabore uma estratégia de onboarding que envolvam atividades que auxiliem estes novos colaboradores no processo de adaptação ao ambiente de trabalho.
  • Feedback são importantes: A comunicação eficiente se garante por meio de feedbacks a fim de solucionar eventuais problemas dentro da organização. O feedback se torna uma ferramenta altamente motivadora. Afinal, é por meio dele que as pessoas conseguem identificar suas falhas e pontos a serem melhorados.
  • Comunique de forma assertiva: a comunicação eficiente consiste em transmitir de forma clara e objetiva, evitando ruído de comunicação. A comunicação empática ajuda a entender melhor as necessidades a fim de solucionar problemas, trabalhando com conexões interpessoais. 
  • Reconheça talentos para gestão: identificar e investir nos talentos da empresa é um dos processos da gestão de talentos, que nada mais é do que o desenvolvimento estratégico do RH tradicional. Saber identificar talentos e fazer a gestão deles, é o que irá colocar a empresa em rota de crescimento. Afinal, uma empresa que se preocupa com a criação de um ambiente com o desenvolvimento de talentos, promove satisfação interna e externa. 
  • Estimule liderança: reconhecer talentos e estimular novos colaboradores auxiliam na organização de trabalho para delegar tarefas e preparar os colaboradores para cargos de chefia, é fundamental para sucesso e produtividade da organização.
  • Proporcione oportunidades: promover oportunidades que estimulem um ambiente de trabalho saudável para seus colaboradores, oferecer tratamentos igualitários ao contratar e promover o funcionário de forma justa. Valorize e qualifique as oportunidades de crescimento dentro da empresa
  • Celebre as conquistas – não deixe passar em branco as conquistas do seu time. Comemore com todos, mostrando que está feliz ao ver os objetivos alcançados
  • Respeite a saúde mental: bem estar e harmonia são fundamentais para a produtividade e equilíbrio com a vida pessoal, gerando mais oportunidades que estimulem a liderança de talentos. 

 

A partir do momento em que você se apoia na gestão de pessoas para construir líderes capazes de administrar comportamentos internos, automaticamente estará potencializando o desempenho dos colaboradores da empresa, o que resulta em um passo à frente em relação à concorrência.

 

 

Como a Miranos pode ajudar você com uma gestão mais eficiente?

A Miranos é um conjunto de soluções que otimiza processos de gestão do capital humano, com ferramentas que auxiliam no dia a dia das organizações, incluindo diversas funcionalidades essenciais para o setor de RH moderno, com avaliações de desempenho, pesquisas, sistema de reconhecimento, feedbacks, tudo integrado a ferramentas de planejamento estratégico que permite aos gestores terem uma visão 360º de suas equipes, colaboradores e da organização como um todo. Somos especialistas em planejamento e podemos ajudar a sua empresa no processo de implementação de um RH mais ágil e estratégico. 

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