Blog

Alinhamento cultural: o desafio das empresas vencedoras

Alinhamento cultural: o desafio das empresas vencedoras

Se a administração de uma empresa e seus colaboradores não mantêm um alinhamento cultural, como esperar que haja alinhamento com os clientes?

 

O que é alinhamento cultural?

O alinhamento cultural refere-se aos objetivos culturais da organização, que podem ser fundamentais para o sucesso ou o fracasso de qualquer empresa. Para uma organização, existem pelo menos dois componentes: o alinhamento cultural com os clientes e com os colaboradores. 

 

Como alinhar a cultura em sua organização

Você sabe o que acontece quando todas as pessoas que fazem parte de uma organização estão em sincronia? Os projetos avançam, os membros da equipe colaboram para entregar resultados para os clientes e novas ideias são pensadas para o crescimento dos negócios.

O processo de alinhar a cultura, os valores e as metas da organização com sua equipe é fundamental para o sucesso dos negócios. Mas uma desconexão entre a empresa e os membros da equipe pode minar as bases sólidas que sua organização levou tanto tempo para construir.

Portanto, comece a criar alinhamento em sua força de trabalho hoje mesmo!

 

Como construir alinhamento cultural

Há muitas maneiras de melhorar o alinhamento cultural em sua organização. Aqui, trazemos algumas dicas:

 

Reconheça o comportamento que sua organização deseja ver

Quando você é reconhecido por fazer algo específico no trabalho, se lembrará lá na frente e o elogio o motivará a repetir este desempenho. A psicologia afirma que o que é reconhecido se repete. 

Uma pesquisa, elaborada pela consultoria Achievers, identificou que 92% dos casos pesquisados afirmaram que são mais propensos a repetir uma ação pela qual são reconhecidos. Mostrar apreço pelo comportamento que se alinha com a cultura organizacional ideal, é uma ótima maneira de apoiar o alinhamento.

As oportunidades de fornecer reconhecimento são fáceis de perder – especialmente com os membros da equipe cada vez mais trabalhando remotamente. É por isso que sua organização deve tornar o reconhecimento mais fácil, acessível e envolvente possível. 

Experimente uma plataforma de reconhecimento de colaboradores compatível com dispositivos móveis, que permite que as pessoas agradeçam como e quando quiserem. Procure uma plataforma que possibilite a sua empresa fornecer pontos de recompensa e que os membros da equipe possam incluir em suas mensagens de agradecimento, e os destinatários possam resgatar recompensas que realmente considerem significativas. 

Construir uma experiência de reconhecimento de alto nível, da qual todos participem ativamente, ajuda a tornar o alinhamento cultural um ciclo orgânico.

 

Apoiar a voz dos colaboradores para descobrir áreas de desconexão

Muitos colaboradores sentem-se satisfeitos em dizer o motivo pelo qual estão desconectados da cultura e dos seus valores da empresa. Portanto, garanta que as pessoas possam falar com confiança, independentemente da circunstância, fornecendo canais de feedback anônimos e fáceis de usar. 

Isso inclui pesquisas de pulso frequentes e chatbots de RH inteligentes, ambos integrados em algumas plataformas modernas de engajamento de pessoas. Quando os membros da equipe fornecem feedback regularmente sobre as áreas em que veem espaço para melhorias, sua organização pode agir rapidamente para resolver problemas que, de outra forma, continuariam a dificultar o alinhamento cultural.

 

Crie um conjunto significativo de valores da empresa e viva de acordo com eles

Os valores da empresa são uma parte fundamental da cultura em qualquer organização. Eles são a razão pela qual a empresa faz o que faz, servindo como princípios orientadores que devem moldar toda aquela estrutura, desde a estratégia de nível empresarial até as interações individuais com os clientes. 

Com um conjunto de valores organizacional, é fácil para os membros da equipe se apoiarem mutuamente, aumentando o alinhamento em todo o ambiente empresarial. Valores inconsistentes ou pouco inspiradores, por outro lado, podem servir de grande obstáculo para alinhar funcionários e cultura organizacional.

 

Construir uma cultura de confiança e segurança psicológica

Se as equipes não confiam na organização para tratá-los de forma justa e deixá-los ser quem são, o alinhamento cultural é impossível. Afinal, como as pessoas podem estar alinhadas a uma organização onde não se sentem seguras ou bem-vindas? 

Incutir uma cultura de ouvir com transparência. Quando isso acontece, as bases de uma empresa são construídas com sucesso.

Avalie o seu alinhamento cultural e crie ações para reforçá-lo. A Miranos pode ajudá-lo nessa jornada.

Nunca foi tão fácil gerir um time vencedor
e engajado à missão de sua empresa.

Pronto(a) para esta parceria de sucesso?